| Eduardo Munoz Alvarez/AFP
| Foto: Eduardo Munoz Alvarez/AFP

A candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, recuperou a liderança frente ao republicano Donald Trump, segundo pesquisa da rede americana CNN divulgada nesta segunda-feira (1º.).

Hillary tem 45% das intenções de voto nacionalmente ante 37% de Trump. O candidato libertário Gary Johnson tem 9%, e a indicada pelo Partido Verde, Jill Stein, aparece com 5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 31 de julho, ou seja, após a Convenção Nacional Democrata, que terminou no dia 28.

O último levantamento da CNN, divulgado na semana passada após a convenção republicana, trazia Trump na liderança (44% a 39%). Johnson tinha os mesmos 9%, enquanto Stein aparecia com 3%.

A democrata também lidera pesquisa da rede CBS divulgada nesta segunda: 46% a 39%.

Na média entre todas as pesquisas, calculada pelo site Real Clear Politics, Hillary tem 45,9% das intenções de voto. Trump tem 42%.

O sistema eleitoral dos Estados Unidos é indireto, e considera a votação por Estados, levando à composição de um colégio eleitoral com delegados, em vez de considerar vencedor o candidato com mais votos nacionalmente.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]