• Carregando...
Iraniana deposita seu voto na urna nas eleições gerais do país, em Teerã | Behrouz Mehri / AFP Photo
Iraniana deposita seu voto na urna nas eleições gerais do país, em Teerã| Foto: Behrouz Mehri / AFP Photo
  • Mahmoud Ahmadinejad posa para fotos após votar

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que tenta a reeleição, segue liderando com 65,2% dos votos, segundo mais uma parcial da apuração da eleição iraniana desta sexta-feira (12). Seu principal rival, o ex-premiê Mir Hussein Moussavi, tinha 31,8%.

Os resultados correspondem a 77% das urnas, ou cerca de 28 milhões de votos, segundo o Comitê Eleitoral.

Com esses resultados, o conservador Ahmadinejad deve se reeleger sem a necessidade de disputar um segundo turno. Antes da abertura das urnas, analistas previam que a disputa iria a segundo turno.

Com a divulgação das parciais, os partidários de Ahmadinejad já ocupavam as ruas de Teerã para celebrar a vitória. O resultado oficial deve ser divulgado às 8h locais (0h30 de Brasília) deste sábado (13), segundo o governo.

Depois do fechamento das urnas, o governo e o principal candidato da oposição 'cantaram vitória'.

O governo anunciou a vitória de Ahmadinejad por intermédio da agência estatal Irna, 40 mintutos depois de Moussavi ter garantido que havia vencido e denunciado irregularidades na votação.

"Sou o vencedor definitivo da eleição presidencial", disse Moussavi em entrevista em Teerã. Seu partido disse ter conseguido 65% dos votos, o que daria a vitória em primeiro turno.

O ex-primeiro-ministro também denunciou que muitos eleitores não puderam exercer seu direito ao voto porque os colégios fecharam cedo demais.

"Há muita gente que ficou na rua sem poder votar. Ficamos sabendo de centros eleitorais que, apesar da ampliação do horário, foram fechados", afirmou.

Moussavi disse que houve outras muitas irregularidades, mas que mesmo assim o povo iraniano votou.

Segundo o governo, o comparecimento às urnas foi de 72% dos 46 milhões de iranianos habilitados para votar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]