Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
encontro

Com popularidade em baixa, presidente chilena visita papa no Vaticano

Michelle Bachelet, que enfrenta crise após escândalos de corrupção, conversou por quase uma hora com o pontífice

Presidente chilena Michelle Bachelet foi recebida pelo Papa Francisco nesta sexta-feira (5) | POOL/REUTERS
Presidente chilena Michelle Bachelet foi recebida pelo Papa Francisco nesta sexta-feira (5) (Foto: POOL/REUTERS)

O papa Francisco conversou nesta sexta-feira (5) durante 47 minutos com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, durante uma audiência privada que ambos mantiveram no Vaticano. O encontro foi na Biblioteca do pontífice em um ambiente cordial e amável.

Segundo o Vaticano, na reunião entre ambos foram constatadas “as boas relações bilaterais existentes” com a perspectiva de que “possam ser mais reforçadas no marco dos instrumentos previstos no direito internacional”.

Na conversa, os dois falaram da “salvaguarda do direito à vida, à educação e à paz social” e, “nesse contexto, conversaram sobre o papel e a contribuição positiva das instituições católicas na sociedade chilena”.

E isso “especialmente na promoção humana (e) na formação e na assistência aos mais necessitados”, acrescenta a nota.

Além disso, segundo a Santa Sé, no encontro entre o papa e Bachelet “não faltou uma panorâmica sobre a situação na América Latina, com especial atenção a alguns desafios que afetam o continente”.

A presidente chegou ao Vaticano acompanhada de uma delegação composta por 12 pessoas e foi saudada pelo papa, que lhe expressou sua satisfação por recebê-la.

“Estou encantado de que esteja aqui”, disse o papa, segundo os meios de comunicação credenciados perante a Santa Sé que assistiram ao encontro.

Vestida de preto com sapatos de salto baixo, Bachelet conversou primeiro e em particular com o pontífice. Posteriormente, já em público, procederam à habitual troca de presentes.

Bachelet presenteou Francisco com um rosário e também com um livro intitulado “Igrejas do fim do mundo” sobre igrejas chilenas.

Francisco entregou um exemplar em castelhano de sua exortação apostólica “Evangelii Gaudium” e um medalhão de bronze.

Depois, Bachelet foi recebida pelo secretário de Estado Vaticano, Pietro Parolin, e pelo monsenhor Paul Gallagher, secretário vaticano de Relações com os Estados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.