• Carregando...
Mahmoud Ahmadinejad posa para fotos após votar | Reuters
Mahmoud Ahmadinejad posa para fotos após votar| Foto: Reuters

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que tenta a reeleição, tem 67,7% (10.230.478) dos votos, segundo a terceira parcial da apuração da eleição iraniana desta sexta-feira (12). Seu principal rival, o ex-premiê Mir Hussein Moussavi, tinha 34% (4.628.912).

O ex-comandante da Guarda Revolucionária, Mohsen Rezaei, está em terceiro lugar, com 259.456 votos (1,7%), enquanto o ex-porta-voz do parlamento Mehdi Karroubi vem em quarto, com 132.935 (0,85%).

Os resultados correspondem a 47% das urnas, segundo Kamran Daneshjoo, presidente do Comitê Eleitoral. Ele não precisou de onde são os votos apurados. A contagem de votos deve terminar no sábado, segundo o Ministério do Interior.

Se a tendência for mantida, Ahmadinejad pode se reeleger sem a necessidade do segundo turno.

Depois do fechamento das urnas, o governo e o principal candidato da oposição 'cantaram vitória'.

O governo anunciou a vitória por intermédio da agência estatal Irna, 40 mintutos depois de Moussavi ter garantido que havia vencido e denunciado irregularidades na votação.

"Sou o vencedor definitivo da eleição presidencial", disse Moussavi em entrevista em Teerã. Seu partido disse ter conseguido 65% dos votos, o que daria a vitória em primeiro turno.

O ex-primeiro-ministro também denunciou que muitos eleitores não puderam exercer seu direito ao voto porque os colégios fecharam cedo demais.

"Há muita gente que ficou na rua sem poder votar. Ficamos sabendo de centros eleitorais que, apesar da ampliação do horário, foram fechados", afirmou.

Moussavi disse que houve outras muitas irregularidades, mas que mesmo assim o povo iraniano votou. Segundo o governo, o comparecimento às urnas foi de 72% dos 46 milhões de iranianos habilitados para votar.

Longas filas se formaram nos postos eleitorais da capital Teerã e de outros lugares. Algumas pessoas disseram ter esperado mais de duas horas para depositar seu voto.

A alta participação pode indicar a presença de muitos eleitores pró-reformas que se abstiveram quando Ahmadinejad conquistou uma surpreendente vitória nas urnas quatro anos atrás com a promessa de retomar os valores da revolução islâmica de 1979.

Uma vitória de Moussavi ajudaria a diminuir as tensões entre Teerã e o Ocidente, que tem preocupação com as ambições nucleares do Irã, e aumentaria as chances de um entendimento com o presidente dos EUA, Barack Obama, que tem falado sobre um recomeço nas relações entre os dois países.

Para os iranianos, a eleição é uma chance de julgar os quatro anos de governo de Ahmadinejad, particularmente sua administração da economia exportadora de petróleo da República Islâmica, que sofre com alta inflação e o desemprego.

Ali Khamenei Um dos primeiros a votar foi o líder superior, Ali Khamenei, que chegou à mesquita Imame Khomeini, em Teerã, às 8h10 (horário local) para depositar seu voto.

O líder pediu aos iranianos que votem e se expressem com uma alta participação, "porque o sentimento político do povo será reconhecido".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]