• Carregando...

O número de mortos em 40 dias de combates em torno da cidade curda síria de Kobani, na fronteira com a Turquia, é de 815, informou neste domingo o grupo de monitoramento Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Enquanto isso, combatentes curdos lutam contra militantes islâmicos pelo controle do uma colina a Oeste da cidade.

A ONG, com sede no Reino Unido, disse que o número de mortos inclui 21 civis curdos, 302 combatentes da principal força curda, conhecida como Unidades de Proteção do Povo ou YPG, e 481 combatentes do Estado Islâmico.

Militantes do EI lançaram uma grande ofensiva em Kobani em meados de setembro, capturaram dezenas de aldeias curdas e entraram em algumas partes da cidade. O ataque forçou o deslocamento de mais de 200 mil pessoas que atravessaram a fronteira para a Turquia em busca de refúgio.

No sábado, o EI lançou um ataque contra um bairro sob controle curdo em Kobani sem obter êxito, segundo o Observatório. Sete combatentes do EI foram mortos assim como vários combatentes do YPG.

Um repórter da Associated Press no lado turco da fronteira disse que, ocasionalmente, era possível escutar tiros de morteiro no centro e oeste da cidade. A coalizão liderada pelos EUA lançou pelo menos um ataque aéreo neste domingo. Entre sexta-feira e sábado, foram 22 bombardeios no Iraque.

O Comando Central dos EUA disse em comunicado que cinco ataques aéreos perto Kobani na sexta-feira e no sábado destruíram sete veículos do EI e um edifício do grupo extremista.

Na semana passada, foram lançados mais de 135 bombardeios aéreos contra militantes em torno Kobani, com um saldo de centenas de combatentes do EI mortos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]