• Carregando...
Veja qual é o desafio de Tzipi Lvini como primeira-ministra |
Veja qual é o desafio de Tzipi Lvini como primeira-ministra| Foto:

Ataque fere 19 em Jerusalém

Um carro atingiu uma multidão na área central de Jerusalém ontem, ferindo 19 pessoas, a maioria delas soldados israelenses, no que a polícia descreveu como um ataque "terrorista". Um soldado israelense e depois um policial atiraram no motorista árabe, matando-o, disse um porta-voz da polícia.

Leia a matéria completa

Tel Aviv - O presidente de Israel, Shimon Peres, pediu à chanceler Tzipi Livni – que venceu as eleições para líder do partido governista, o Kadima – que forme um novo governo, dando início ao período de 42 dias para que ela consiga a nova formação.

O pedido abre caminho para que Livni se torne a segunda primeira-ministra na história de Israel, depois de Golda Meir (1969– 1974). Se ela não conseguir formar o governo, uma eleição parlamentar deverá ser organizada dentro de um prazo de 90 dias.

Peres fez o anúncio depois de consultar os líderes de partidos políticos representados no Parlamento. O ex-premiê Ehud Olmert, envolvido em escândalos de corrupção, renunciou ao cargo no domingo. No entanto, ele continuará liderando um governo de transição até a formação de um novo gabinete ou a realização de eleições.

Eleita quarta-feira passada na direção do Kadima, que tem 29 das 120 cadeiras da Knesset (Parlamento), Livni era a única personalidade a poder entrar na disputa pelo cargo de primeiro-ministro na atual legislatura.

Entretanto, ela ainda não tem a garantia de ser empossada pelo Parlamento, devido à fraqueza da coalizão atual e das profundas divisões na Câmara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]