Comediantes de uma TV australiana, um deles vestido de Osama bin Laden, conseguiram driblar a segurança do Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Sidney, passando por dois postos de controle sem serem barrados. Os atores chegaram em três carros, com escolta de motocicleta, onde milhares de policiais faziam a segurança.
Os veículos chegaram a entrar em uma zona de segurança máxima, onde foram detidos a poucos metros do hotel onde estava hospedado o presidente americano, George W. Bush.
Envergonhada, a polícia, que passou meses planejando a segurança do evento, condenou a brincadeira:
- Gosto de rir tanto quanto outras pessoas, mas isso não foi engraçado - disse o superintendente da polícia Dave Owens. - Estou com muita raiva por uma brincadeira desse tipo ter sido feita.
Redes de TV mostraram os comediantes sendo revistados por policiais, que confiscaram uma barba falsa e prenderam vários membros da equipe para interrogatório.
Um dos comediantes, Chris Taylor, disse que as motocicletas foram usadas para que os veículos da equipe se parecessem com uma delegação.
O Apec reúne 21 líderes de países de região ao redor da Ásia-Pacífico. Em algumas áreas de segurança impostas em locais próximos dos hotéis que hospedam os líderes, cafés ao ar livre são proibidos de instalar mesas com garfos e facas nas calçadas, e fotografias são vetadas.