• Carregando...
Membros do novo gabinete da Itália em cerimônia no Palácio Quirinale, em Roma, 5 de setembro de 2019
Membros do novo gabinete da Itália em cerimônia no Palácio Quirinale, em Roma, 5 de setembro de 2019| Foto: Andreas SOLARO / AFP

A Itália saiu oficialmente da lista de países governados pela direita populista nesta semana. Em questão de dias e sem realizar novas eleições, passou a ser administrada por uma coalizão de esquerda (não, também não houve golpe). E o que pode deixar algumas pessoas ainda mais confusas: com o mesmo líder, o primeiro-ministro Giuseppe Conte. Como isso foi possível?

Em primeiro lugar, porque a Itália é uma república parlamentarista, onde a maioria governista se cria no Parlamento após as eleições. Quando a coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e a Liga ruiu, o presidente Sergio Mattarella iniciou uma rodada de consultas com os líderes partidários no Parlamento para verificar a possibilidade de um governo alternativo para evitar a convocação de eleições antecipadas, que são sempre o último recurso usado pelo chefe de Estado. (Na Itália, o presidente é eleito pelo Parlamento. Ele atua para que os trâmites democráticos e constitucionais sejam formalmente respeitados. Entre seus poderes estão encarregar o primeiro-ministro, dissolver o Parlamento e convocar eleições).

Esse processo ocorre muito rápido. Em resumo, Mattarella deu pouco mais de uma semana para que os partidos negociassem e indicassem um nome para o cargo de primeiro-ministro. Foi então que surgiu a aliança de dois rivais com um inimigo em comum: o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrata, de centro-esquerda. O inimigo? Matteo Salvini, líder da Liga.

A relação entre o 5 Estrelas e a Liga nunca foi fácil. Após as eleições de março de 2018, eles levaram 70 dias para fechar um acordo. O empenho, porém, durou pouco mais de um ano. No dia 8 de agosto de 2019, Salvini retirou seu partido da maioria parlamentar que apoiava o primeiro-ministro Giuseppe Conte. A esperança dele era levar a Itália a eleições antecipadas até o fim do ano, já que a Liga ganhou apoio popular enquanto esteve no governo. Isso ficou demonstrado nas eleições europeias em maio deste ano, quando o partido alcançou 34% dos votos no país, um grande salto se comparado aos 17% que obteve nas eleições italianas do ano passado. O sucesso de Salvini se deve principalmente a um hábil uso da propaganda e à implementação de duras políticas anti-imigração - um dos motivos pelos quais o Partido Democrata se opõe ferozmente à Liga.

Mas o Movimento 5 Estrelas tem mais coisas em comum com o Partido Democrata do que apenas o objetivo de manter Salvini longe do poder - enquanto conseguem. Suas ideologias combinam mais do que na antiga aliança.

Há uma constante discussão na Itália sobre onde o 5 Estrelas se encaixa no espectro político: se à direita ou à esquerda. Beppe Grillo, o comediante que fundou o partido, diz que o movimento não é uma coisa nem outra. “Está acima de qualquer tentativa de catalogação”. Mas o próprio Grillo, em 2009, tentou concorrer, sem sucesso, às primárias que escolheriam o secretário-geral do Partido Democrata.

Naquele mesmo ano, o Movimento 5 Estrelas foi criado com um programa (a "Carta de Florença") composto por 12 pontos que diziam respeito exclusivamente à defesa do meio ambiente e dos chamados "bens comuns".

Mais notadamente depois de 2013, o partido adotou uma postura mais centrista. E com a ascensão política de Luigi Di Maio, essa mudança se confirmou. Contudo, mais da metade dos seus eleitores veem o partido como de esquerda. Segundo o jornalista italiano Davide de Luca, questões de igualdade são um tema recorrente em todo o discurso político do Movimento, do qual derivam também a exaltação dos bens comuns e a força reguladora do Estado.

As ideias da esquerda estão amplamente presentes no novo plano de governo da coalizão 5 Estrelas-Partido Democrata. Eles começam prometendo uma política econômica mais expansiva a partir de 2020, com políticas de assistência social, sem aumento de imposto, mais investimentos em educação e desburocratização - mas “sem comprometer o equilíbrio das finanças públicas”.

Também visam a proteção dos trabalhadores e buscam introduzir uma lei sobre igualdade de gênero nos salários; proteção “mais efetiva dos direitos humanos”; proteção do meio ambiente; redução do número de parlamentares. Prometem ainda uma reforma tributária e superar a excessiva rigidez das restrições europeias nas políticas orçamentárias públicas para realizar mais investimentos em infraestrutura.

Uma mudança de comportamento em relação à imigração também está por vir. A coalizão governista defende que é essencial promover uma forte resposta europeia ao “problema da gestão dos fluxos migratórios”,combatendo o tráfico ilegal de pessoas e a imigração ilegal, mas que ao mesmo tempo lide com as questões de integração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]