• Carregando...
A bandeira da OTAN em frente à sede da organização em Bruxelas, Bélgica | Marlene Awaad / Bloomberg
A bandeira da OTAN em frente à sede da organização em Bruxelas, Bélgica| Foto: Marlene Awaad / Bloomberg

O inimigo destruiu a ponte. Perto da aldeia de Telneset, na região central da Noruega, as tropas alemãs e norueguesas chegaram tarde demais para salvar a travessia estratégica. Presos nas margens do rio Glomma, engenheiros militares trabalharam para montar uma balsa no lugar. Se estivessem verdadeiramente em guerra, eles poderiam ter se movido mais rapidamente. Mas da maneira como foi, a atmosfera na manhã de 31 de outubro parecia relaxada para os soldados supostamente enfrentando uma invasão.

A “Junção do Tridente”, um importante exercício militar da OTAN centrado na Noruega, imaginou um ataque no qual a aliança ocidental foi forçada a responder com milhares de tropas, navios, armamentos e poder aéreo – lutando para impedir um adversário anônimo de ocupação ou mesmo anexação. 

Em toda a região central da Noruega, aviões de combate e helicópteros faziam barulho no alto, enquanto veículos de combate seguiam por fiordes de cartão postal. Milhares de tropas da Europa e dos Estados Unidos se arrastaram pela neve e pela chuva ou se espremeram em veículos blindados cheios de equipamentos eletrônicos, um sombrio ensaio para uma futura guerra que, segundo especialistas, se pareceria na mesma medida tanto com ficção científica quanto com a guerra de trincheiras – isto é, se armas nucleares não forem usadas. 

Embora os funcionários da OTAN aproveitassem todas as oportunidades para dizer que os jogos de guerra não visavam a nenhum país em particular, o potencial invasor estava claro. 

“Se descontarmos os marcianos, não há mais ninguém que possa atacar a Noruega além da Rússia”, diz Aleksandr Golts, um analista militar russo que observou o exercício da OTAN, que terminou no início deste mês. “O cenário e o grande número de tropas envolvidas neste e em outros exercícios russos mostram que estamos de volta ao confronto militar no tempo da Guerra Fria”. 

Com 50 mil soldados de 31 países usando 10 mil veículos militares, 250 aeronaves e 65 navios, o exercício foi provavelmente menor do que os recentes exercícios realizados pela Rússia, incluindo um em setembro que incluiu forças chinesas. 

Desde que Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia e anexou a Crimeia, a perspectiva de guerra tornou-se mais real, diz a professora Katarzyna Zysk, diretora de pesquisa do Instituto Norueguês de Estudos de Defesa (NIDS). “Antes, era completamente impensável”, diz Zysk. Mas o conflito contínuo no leste da Ucrânia, o apoio de Putin ao regime de Assad na Síria, as ameaças enfrentadas por membros da OTAN nos países bálticos e seu maior alarde nuclear estão tornando o impensável um pouco mais plausível. 

“A Junção do Tridente é um exercício puramente defensivo”, diz Audun Halvorsen, secretário de Estado do Ministério de Relações Exteriores da Noruega. Mas ele acrescenta que o ambiente de segurança na Europa se tornou imprevisível. “Temos uma Rússia que é mais assertiva e agressiva – incluindo militarmente – em relação aos seus vizinhos”, diz Halvorsen. “Isso exigiu uma adaptação a longo prazo e uma reforma da OTAN”. 

Guerra de trincheira com métodos modernos 

Hermann Schwab, 20 anos, é um soldado do exército alemão. Na travessia de balsa perto de Telneset, ele ficou parado, carregando um lançador de granadas. Embora seja alemão, ele nasceu em Kemerovo, uma cidade no oeste da Sibéria. Seus pais alemães étnicos acabaram se mudando com ele de volta para a Baviera. Enquanto Schwab diz que está feliz em servir no exército alemão e aguarda uma colocação no exterior, a perspectiva de lutar contra os russos o deixa desconfortável. “Eu vou deixar o exército se isso acontecer”, diz ele. “Eu não vou lutar contra eles”. 

Ele não é o único que acha difícil imaginar a guerra. Enquanto as gerações mais velhas cresceram sob constante ameaça de conflito nuclear, as pessoas mais jovens não têm essa referência. Após a Guerra Fria, as forças armadas da Noruega foram reduzidas drasticamente. Mas agora os países do norte da Europa começaram a despertar, graças ao seu grande vizinho a leste. Desde 2008, a Noruega aumentou seu orçamento de defesa em 26%, enquanto buscava mais rotações de tropas aliadas, incluindo os fuzileiros navais dos EUA. 

A Noruega é um membro de longa data da OTAN, mas a Suécia e a Finlândia não são. No entanto, os três participaram da Junção do Tridente. Quase exatamente um ano atrás, a Suécia realizou seus próprios exercícios militares, também com a Rússia em mente. Micael Byden, o comandante supremo das forças armadas suecas, diz que seu exército concentrou-se em grande parte na manutenção da paz longe de casa, mas a guerra da Rússia à Ucrânia alterou significativamente o plano. 

Byden, que viajou para a Ucrânia e visitou as linhas de frente, diz que a OTAN está aprendendo com aquele conflito. “É uma mistura de guerra de trincheira do tipo da Primeira Guerra Mundial e de métodos modernos sofisticados”, explica ele em seu posto de comando em Trondheim. Guerra híbrida – como a usada na Crimeia – bem como equipamentos não tripulados e guerra eletrônica fazem parte do jogo agora. Até mesmo oficiais ucranianos estavam à disposição para a Junção do Tridente, aconselhando as forças da OTAN sobre as táticas russas. O coronel Andriy Dyda, do exército da Ucrânia, disse estar ansioso para compartilhar sua experiência. 

Quanto à Finlândia, o tenente-coronel Jyri Raitasalo, da Universidade de Defesa do seu país, diz que o ajuste à nova realidade não tem sido difícil. Ao contrário das nações europeias que terminaram o recrutamento após a queda do Muro de Berlim, a Finlândia continuou cautelosa com relação a Moscou. “Sempre presumimos que não temos ideia de quão profundas seriam as mudanças democráticas na Rússia e quais políticas eles poderiam adotar em 10 ou 20 anos”, diz Raitasalo. “Então é mais continuidade do que mudança para nós.” 

O interior de um transportador de tropas CV9030 construído na Suécia acomoda 12 soldados, com joelhos batendo uns contra os outros. Sentado na parte de trás do nosso veículo, um líder de equipe barbado consultou sua tela. Ela exibia imagens de sete câmeras de visão noturna localizadas em todos os lados. Elas são usadas pelo comandante, que ocupa um pequeno espaço dentro da torre giratória, e pelo motorista, que senta em um buraco na frente que é do tamanho de um aspirador de pó. 

Depois que a ponte móvel foi terminada, a unidade cruzou o Glomma e avançou em Tynset, uma cidade próxima de 5.400 habitantes a cerca de 300 quilômetros ao norte de Oslo. Sua tarefa nessa noite de Halloween era libertá-la do inimigo (soldados poloneses), evitando assustar os moradores (que sabiam que eles estavam vindo). 

Vestidos em roupas de combate completas, os soldados moviam-se silenciosamente pelas ruas mal iluminadas em uma simulação de varredura de casa em casa. Quando um transeunte aparecia, eles se recolhiam para as sombras. Tendo chegado a uma ravina profunda perto da praça principal, eles abriram uma arma antitanque e procuraram inimigos em potencial. Nenhum foi detectado. Em vez disso, uma mulher a cavalo vestida como uma bruxa apareceu. Assustado com a visão da força invasora, o cavalo parou e não se moveu até que eles partiram. 

Quando os soldados “tomaram” o prédio do conselho da cidade de Tynset, um grupo de crianças se aproximou, pedindo para tocar em suas armas. Eles recusaram educadamente. 

Embora satisfeito com o bom desempenho de suas tropas, o tenente-coronel Einar Aarbogh, comandante do batalhão norueguês, admite que as forças armadas de seu país não poderiam se defender com sucesso de um grande adversário. A estratégia, diz ele, é ter a capacidade de causar danos suficientes para que um inimigo pense duas vezes. “Ser membro da OTAN torna esse patamar muito mais alto”, acrescenta ele. 

Zysk, da NIDS, concorda. Ela diz que o poderio militar combinado da OTAN excede em muito o da Rússia – embora, do ponto de vista regional, o oposto seja verdadeiro – especialmente nos países nórdicos e perto dos países bálticos, onde as forças russas estão mais concentradas. De fato, um relatório da RAND de 2016 prevê que as tropas russas poderiam alcançar duas das capitais bálticas em cerca de 60 horas, deixando a OTAN com algumas opções muito desagradáveis. Mas Ian Bowers, professor associado da NIDS, diz que a invasão da Ucrânia por Putin revelou uma lição crucial sobre a tolerância da Rússia ao confronto. “O que temos visto é que a Rússia assumiu riscos calculados e fez suposições sobre o baixo custo”, diz Bowers. Putin, em outras palavras, só alcança os frutos mais fáceis. 

Propósito político

Janis Kazocins serviu durante décadas no Exército Britânico, passando muitas noites frias nas florestas da Noruega em exercícios similares da OTAN. Agora assessor do presidente da Letônia, Raimonds Vejonis, ele explica como a Junção do Tridente representa a OTAN “deixando de ser uma aliança puramente expedicionária para também ser capaz de cumprir seu papel principal: defender seus membros contra uma ameaça em potencial”. Em uma entrevista em seu escritório em Riga, ele diz que o elemento-chave do exercício é testar a capacidade da aliança de convocar a “Força-Tarefa Conjunta de Alta Prontidão”, ou VJTF. Isso significa 5.000 soldados que poderiam ser enviados a um país membro pedindo ajuda dentro de 48 horas. Um segundo elemento também em exibição na Noruega é conhecido como “Four 30s”, linguagem da OTAN para a capacidade de implantar 30 batalhões de infantaria (até 30.000 soldados), 30 navios e 30 esquadrões aéreos (cerca de 700 aeronaves) em 30 dias. 

Além de seu valor óbvio como um exercício de treinamento, a Junção do Tridente também serve a um propósito político – telegrafar para Moscou que, apesar da atual ambivalência do governo dos EUA, a filiação da OTAN tem importância, Kazocins diz. 

O envolvimento significativo das tropas americanas no exercício foi claramente para passar essa mensagem. Isso incluiu fuzileiros navais americanos do USS Iwo Jima, entregues por simulação de ataque anfíbio na costa norueguesa. A Noruega e os EUA têm trabalhado mais de perto ultimamente, realizando um exercício bilateral antes da Junção do Tridente, apelidado de Northern Screen, situado no extremo norte, mais próximo da fronteira russa. Ele envolveu o apoio aéreo do porta-aviões USS Harry S. Truman. 

De volta à sua casa móvel apertada, os soldados da Brigada Nord se moviam agora através do terreno coberto de neve a leste de Telneset. À medida que a hora do jantar se aproximava, as reclamações sobre a perspectiva de comer uma detestada Refeição Pronta Para o Consumo (MRE) terminaram quando uma perna de cordeiro assada apareceu, seguida por salame, biscoitos e mini croissants. 

Alguns dos soldados, todos na casa dos 20 anos, serviram no Iraque. Todos estavam ansiosos por uma carreira pós-militar. Um quer estudar Marketing. Outro quer ser um policial. 

Depois do jantar, eles se prepararam para o próximo objetivo. Um grupo de edifícios agrícolas apareceu em uma clareira na floresta. Eles checaram agachados se os edifícios continham forças hostis, mas não havia nenhuma. Mais longe, avistaram uma figura se movendo na encosta oposta. Depois de alguns minutos, ficou claro que a ameaça era um alce. 

Perto das 4 horas da manhã, eles pararam para acampar. Tendas foram colocadas em meio a arbustos de mirtilo cobertos de neve e musgo. Os soldados dormiram em turnos quando a temperatura caiu até -5º C. No meio da manhã, quando todos estavam acordados, eles descobriram que veículos inimigos haviam passado perto durante a noite. Se o acampamento deles tivesse sido detectado, todos teriam que sair de suas tendas e se alinhar. Então um sargento inimigo os contaria, declarando todos mortos em ação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]