• Carregando...
votação eua
Cédula eleitoral oficial do Departamento Eleitoral de Miami-Dade mostra os candidatos a presidente dos EUA| Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP

O instituto de pesquisas Gallup revelou nesta quinta-feira (8) que a confiança dos americanos no processo eleitoral está em queda, tendo atingido o pior índice desde 2008, quando o país também passava por uma crise econômica. Os republicanos são os mais desconfiados de que atrasos nos serviços postais e fraudes possam minar o resultado das eleições de 3 de novembro. Especialistas esperam que 80 milhões de votos sejam enviados pelos correios.

Segundo o Gallup, 59% dos entrevistados estão confiantes que seus votos serão depositados e contados devidamente, 11 pontos percentuais a menos do que o registrado antes das eleições de 2018. O número cai para 44% quando analisadas as respostas dos entrevistados que se identificam com o Partido Republicano, o nível de confiança mais baixo registrado pela pesquisa desde 2004.

A principal preocupação geral é de que a pessoa que enviou seu voto por correspondência não tenha seu voto contado - 55% dos americanos veem isso como um grande problema, segundo a pesquisa da Gallup. Na sequência aparece a preocupação com eventuais fraudes eleitorais e com a possibilidade de que pessoas que legalmente não podem votar – como imigrantes sem cidadania norte-americana – acabem conseguindo fazer seu voto chegar até às urnas.

As fraudes eleitorais são motivo de grande preocupação principalmente para os republicanos (70% dos entrevistados) – devido, em parte, à campanha contra o voto por correspondência que o presidente Donald Trump está fazendo – mas o assunto também preocupa a maioria dos independentes (54%). Entre os democratas a questão mais relevante é se os votos que estão indo por correio chegarão a tempo de serem contado pelas autoridades eleitorais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]