• Carregando...
Theresa May se despede do cargo de primeira-ministra do Reino Unido
Theresa May se despede do cargo de primeira-ministra do Reino Unido ao lado de seu marido Philip| Foto: Tolga AKMEN/AFP

Juntando-se a uma série de premiês conservadores que caíram, em parte, por causa do relacionamento do Reino Unido com a Europa, Theresa May deixou o cargo de primeira-ministra do Reino Unido nesta quarta-feira (23), após três anos de um governo que viveu à sombra do Brexit.

Em seu último discurso, em frente ao Número 10 da Dowing Street, sede do governo, ela desejou sucesso ao novo premiê eleito, Boris Johnson, e disse que a prioridade imediata do país é completar a saída da União Europeia "de uma forma que funcione para todo o Reino Unido", o que foi visto por analistas de política como uma maneira de dizer a Johnson, que assume o cargo também nesta quarta, que evite um Brexit sem acordo.

Confira abaixo o discurso de despedida de Theresa May (ou assista ao vídeo em inglês).

"Estou prestes a ir ao Palácio de Buckingham para apresentar minha renúncia a Sua Majestade, a Rainha, e aconselhá-la a pedir a Boris Johnson que forme uma nova administração. Repito meus sinceros parabéns a Boris por ter vencido a eleição da liderança conservadora. Desejo a ele e ao governo que ele levará todas as boas fortunas nos próximos meses e anos. Seus sucessos serão os sucessos de nosso país e espero que sejam muitos. Suas realizações se basearão no trabalho de quase uma década de governos conservadores ou liderado por conservadores.

Durante esse tempo, nossa economia foi restaurada, nossos serviços públicos reformados e nossos valores defendidos no cenário mundial. Naturalmente, ainda há muito a ser feito - a prioridade imediata é completar a nossa saída da União Europeia de uma forma que funcione para todo o Reino Unido. O sucesso nessa tarefa pode ser um novo começo para o nosso país - uma renovação nacional que pode nos levar além do atual impasse para o futuro brilhante que o povo britânico merece.

Servir como primeira-ministra do Reino Unido é a maior honra. As pesadas responsabilidades são superadas pelo enorme potencial em servir o seu país. Mas você não consegue nada sozinho. E ao sair de Downing Street, minhas últimas palavras são de sincero agradecimento. Aos meus colegas no governo e no parlamento. Para todos no prédio atrás de mim e no serviço civil. Para os homens e mulheres de nossas forças armadas e serviços de segurança. E para os funcionários públicos em nossas escolas, nosso serviço de saúde, nossa polícia e outros serviços de emergência. Todos são inspirados pelo desejo nobre de servir o seu país no interesse nacional.

Eu também quero agradecer ao povo britânico. Todos que amam nosso grande país, que trabalham duro por suas famílias e querem que seus filhos e netos tenham mais oportunidades do que eles. Obrigado por colocar sua fé em mim e me dar a chance de servir. Este é um país de aspiração e oportunidade e espero que toda jovem que tenha visto uma mulher como primeira-ministra saiba agora, com certeza, que não há limites para o que elas podem alcançar.

Finalmente, e acima de tudo, quero agradecer ao meu marido Philip - que tem sido meu maior apoiador e meu companheiro mais próximo. Estou prestes a sair de Downing Street, mas tenho orgulho de continuar como parlamentar [da cidade] de Maidenhead. Vou continuar a fazer tudo o que puder para servir o interesse nacional. E faço a minha parte na criação do nosso Reino Unido - um grande país com um grande futuro - um país que realmente funciona para todos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]