Pelo menos 31 pessoas morreram neste domingo (6) e outras 30 ficaram feridas em confrontos entre as tribos Al Roziqat e Al Maalia na região de Darfur, no oeste do Sudão, informaram à Agência Efe fontes tribais.
Um líder do clã Al Roziqat assinalou que vários membros do Al Maalia mataram um integrante da tribo contrária e que isso teria motivado um confronto maior, como uma vingança por parte dos Al Roziqat.
Outro membro dessa mesma tribo assinalou que o ataque dos Ao Maalia, na verdade, se limitou ao lançamento de um projétil contra um veículo dos Al Roziqat e que os corpos de 12 pessoas estavam em paradeiro desconhecido.
Testemunhas afirmaram que vários militantes de ambos os bandos se deslocaram à zona de conflito, gerando a ameaça de novos confrontos.
As mortes deste domingo se somam às dezenas registradas no último ano devido a uma disputa por terra.
Em comunicado, as autoridades do leste de Darfur exigiram que as duas tribos passem a atuar "com moderação" e não incitem à violência, que poderia causar um maior derramamento de sangue, e disseram ter tomado as medidas necessárias para garantir a segurança dos cidadãos e seus bens.
-
Ameaça de guerra mostra como faltam tanques, armas e estrutura para o Brasil defender fronteiras
-
Parceria entre TSE e Anatel pode turbinar censura eleitoral no Brasil
-
Manifestações contra Dino retomam agenda de protestos interrompida pela reação ao 8/1
-
Viagens de familiares de Lula custaram R$ 4,2 milhões ao contribuinte