• Carregando...
 | JASON CONNOLLY/AFP
| Foto: JASON CONNOLLY/AFP

Donald Trump, novato e autodidata na política, repete sem cessar que gosta de tomar decisões sozinho. Mas o candidato republicano à Casa Branca está cercado por um pequeno mas muito influente entorno composto por familiares e amigos.

A esposa Melania, de 46 anos, é uma ex-modelo eslovena que se destaca pela discrição e prudência. Quando explodiu a polêmica pela divulgação de um vídeo de 2005 em que Trump se vangloria pela forma como trata as mulheres, ela defendeu o marido com unhas e dentes.

Ivanka Trump, de 34 anos, é a filha favorita, em quem mais confia e que consulta para quase tudo. Vice-presidente da empresa da família, assim como o irmão Eric, 32 anos, participou na elaboração das propostas do pai sobre a licença-maternidade e o tratamento das crianças. Seu apoio inflexível, inclusive nos momentos mais tensos, prejudicou de alguma forma seu próprio negócio, uma marca de roupas.

Donald Trump Jr, de 38 anos, é o mais velho de seus filhos e também ocupa um cargo de vice-presidente. Muito presente e ativo na campanha eleitoral, ele foi criticado por ter participado em um programa de rádio ao lado de um importante defensor da supremacia branca.

Stephen Bannon - Diretor geral da equipe de campanha, puxa as cordas nos bastidores. Bannon, 63 anos, se uniu ao projeto de Trump em agosto, deixando temporariamente o comando do site de notícias conservadoras Breitbart News.

Radicalização testa força da democracia americana

Posições extremistas na campanha presidencial dos EUA são alimentadas pelas mídias sociais e pela negação por ouvir quem pensa diferente

Leia a matéria completa

Sua experiência de trabalho o transformou em porta-voz do movimento “alt-right”, que reúne nacionalistas brancos que são contrários aos imigrantes e pessoas que se opõem ao “establishment” político.

Conheça o círculo mais próximo de Hillary Clinton

Leia a matéria completa

No ano passado, uma investigação da agência Bloomberg o classificou como a personalidade política “mais perigosa” dos Estados Unidos.

Kellyanne Conway - A diretora de campanha é a primeira mulher a comandar uma campanha presidencial republicana.

Assim como Bannon, também se uniu ao projeto de Trump no verão passado (hemisfério norte), depois de ter apoiado durante as primárias o senador ultraconservador Ted Cruz.

Conway, de 49 anos, costuma aparecer nos meios de comunicação depois de declarações do candidato republicano, em uma tentativa de reduzir polêmicas ou suavizar as palavras de Trump.

Rudy GiulianiO ex-prefeito de Nova York conhece Trump há vários décadas e comparece aos comícios mais importantes do candidato.

Giuliani, 72 anos, foi uma das poucas pessoas a apoiar publicamente o empresário quando várias mulheres o acusaram de comportamento inapropriado.

Chris Christie - O governador de Nova Jersey, de 54 anos, foi um rival duro nas primárias, mas se tornou um dos maiores aliados de Trump depois de retirar a pré-candidatura à Casa Branca.

Christie integra a equipe de transição que prepara a eventual mudança de governo com a administração do presidente Barack Obama, que deve acontecer das eleições de 8 de novembro até a cerimônia de posse em 20 de janeiro de 2017.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]