• Carregando...
Todos os 15 integrantes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) endossaram o texto da resolução, montado pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Japão e Coreia do Sul | Reuters
Todos os 15 integrantes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) endossaram o texto da resolução, montado pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Japão e Coreia do Sul| Foto: Reuters

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votou e aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (12) duras sanções contra a Coreia do Norte, em resposta ao recente teste nuclear do país comunista, que violou resoluções anteriores do corpo político. Todos os 15 integrantes endossaram o texto da resolução, montado pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Japão e Coreia do Sul.

O texto, que não autoriza o uso da força contra a Coreia do Norte, pede a todos os países da ONU que implementem as sanções expandidas ao país comunista. Entre as sanções, estão rigorosas inspeções às cargas marítimas que contenham produtos proibidos e relacionados às atividades balísticas e nucleares da Coreia do Norte, um mais preciso embargo de armas ao país, com a exceção da venda de armas leves, e novas restrições financeiras.

O objetivo das sanções é punir Pyongyang por seu teste nuclear subterrâneo de 25 de maio, e os subsequentes disparos de mísseis que violaram resoluções anteriores da ONU.

"Nós acreditamos que essa ação unificada pelo Conselho representa um passo muito significativo em resposta ao que o governo da Coreia do Norte anda fazendo", disse o vice-embaixador da Grã-Bretanha na ONU, Philip Parham. Ele expressou esperanças de que a resolução encoraje Pyongyang a "abandonar seu curso atual e tomar o caminho das negociações construtivas". As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]