• Carregando...
conselho de segurança - onu - brasil - rússia - guerra na rússia
Membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em reunião sobre situação entre Ucrânia e Rússia.| Foto: EFE/EPA/Jason Szenes

Um projeto de resolução proposto pela Rússia sobre a situação humanitária na Ucrânia foi rejeitado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas na noite de quarta-feira (23). Entre outras coisas, o documento não cita a responsabilidade russa no conflito humanitário provocado no país vizinho.

Apenas Rússia e China votaram a favor, nenhum país votou contra e 13 nações, incluindo os Estados Unidos, se abstiveram da votação. Eram necessários nove votos a favor para que o documento fosse sancionado. A votação foi adiada várias vezes na última semana.

A resolução elaborada pela Rússia pede "um cessar-fogo negociado para permitir uma evacuação segura, rápida, voluntária e desimpedida de civis", além da necessidade de todas as "partes afetadas concordarem com pausas humanitárias".

Embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield disse que a Rússia estava mais uma vez tentando usar o Conselho de Segurança para "dar cobertura para suas ações brutais".

"É realmente inconcebível que a Rússia tenha a audácia de apresentar uma resolução pedindo à comunidade internacional que resolva uma crise humana que só a Rússia criou", disse Thomas-Greenfield.

"A Rússia não se importa com a deterioração das condições humanitárias ou com os milhões de vidas e sonhos destruídos pela guerra. Se eles se importassem, eles parariam de lutar".

Rússia pede respeito aos "princípios humanitários"

Vários países europeus usaram termos como "armadilha" e "zombaria" para se referir ao texto russo, que pedia respeito aos "princípios humanitários", condenava ataques a civis e pedia um cessar-fogo negociado, entre outras coisas.

No entanto, não fez nenhuma referência à invasão da Ucrânia ou ao fato de que as tropas russas são as que mais cometeram ataques contra civis, segundo confirmou a própria ONU.

Moscou circulou sua proposta em resposta a uma iniciativa da França e do México, que buscava aprovar uma resolução sobre a crise humanitária na Ucrânia, na qual a Rússia foi diretamente apontada.

Após várias rodadas de negociações, as delegações francesa e mexicana finalmente concluíram que não era possível avançar com o texto dada a posição da Rússia, que tem poder de veto no Conselho de Segurança.

Por isso, decidiram levar sua proposta à Assembleia Geral da ONU, que está atualmente debatendo o texto, que provavelmente será votado na quinta-feira (24).

Com informações da CNN internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]