• Carregando...
Kyriakos Mitsotakis, primeiro ministro eleito da Grécia.
Kyriakos Mitsotakis, primeiro ministro eleito da Grécia.| Foto: Louisa Gouliamaki/AFP

O partido de centro-direita Nova Democracia garantiu a maioria absoluta no Parlamento nas eleições deste domingo (7) ao eleger seu líder Kyriakos Mitsotakis o primeiro-ministro da Grécia. Os conservadores contabilizaram 39,7% dos votos, contra 31,5% do esquerdista Syriza, partido do agora ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras. Pelo sistema eleitoral grego o Nova Democracia garantiu 158 dos 300 assentos do Parlamento em Atenas.

Mitsotakis, que já tomou posse nesta segunda-feira (8), deve nomear seu gabinete em breve.

O novo premiê terá de se ser rápido para lidar com uma série de problemas que afetam a economia local. O país ainda tem metas fiscais estritas a cumprir mesmo que não precise mais dos pacotes de ajuda financeira. A dívida grega é equivalente a 181% do Produto Interno Bruto (PIB) e a Grécia tem um compromisso de continuar a produzir grandes superávits primários, de mais de 3% do PIB nos próximos anos.

Durante sua campanha, o ex-banqueiro de 51 anos que estudou nos Estados Unidos defendeu o corte de impostos e menos burocracia para tornar o ambiente de negócios no país mais amistoso. O político prometeu dobrar o ritmo de crescimento da economia grega para 4% ao ano e rapidamente desbloquear investimentos represados em razão da ambivalência do Syriza com relação ao capital estrangeiro.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, parabenizou Mitsotakis por sua vitória nas eleições deste domingo, mas ressaltou que ainda há "muito a ser feito" na economia do país. Em carta, Juncker afirmou ter "plena confiança" na capacidade do novo premiê e do povo grego de "dar início a um novo capítulo, mais promissor, na história da Grécia".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]