• Carregando...
Boris Johnson
Primeiro-ministro britânico e líder do Partido Conservador, Boris Johnson| Foto: Ben STANSALL/AFP

A vitória do primeiro-ministro do Reino Unido, o conservador Boris Johnson, nas eleições gerais do país foi confirmada na manhã desta sexta-feira (13).

A apuração dos votos ainda não terminou, mas os resultados já divulgados indicam que o Partido Conservador deve ficar com um total de 364 cadeiras no Parlamento, 68 a mais que todos os outros partidos juntos. É a maior vitória dos conservadores desde 1987.

Os trabalhistas, por sua vez, devem ter seu pior desempenho eleitoral desde 1935, com 203 assentos. As eleições gerais no país foram realizadas na quinta-feira (12).

Assentos no Parlamento, por partido:

  • Conservadores: 364 cadeiras (66 a mais)
  • Trabalhistas: 203 (42 a menos)
  • Partido Nacional da Escócia: 48 (13 a mais)
  • Liberais Democratas: 11 (10 a menos)
  • Verdes: 1
  • Outros: 22 (27 a menos)

Brexit

Em seu discurso de vitória, Johnson disse nesta sexta-feira que o resultado das urnas é um sinal de que o Brexit, como é conhecido o processo para retirar o país da União Europeia (UE), precisa ser implementado.

"Eu vou implementar o Brexit até 31 de janeiro", disse o premiê, referindo-se à data final concedida pela UE para que a separação se concretize.

Segundo Johnson, a vitória de seu Partido Conservador "põe fim à ameaça de um segundo plebiscito" sobre o Brexit. O primeiro plebiscito, que foi a favor do Brexit, ocorreu em junho de 2016.

Johnson disse ainda que se sente honrado pelos britânicos terem depositado sua confiança nele e que jamais irá subestimar o apoio que recebeu.

Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, ao parabenizar a vitória de Johnoson, disse que o Reino Unido agora está livre para fazer um novo acordo comercial com os Estados Unidos.

"Este acordo tem o potencial de ser muito maior e mais lucrativo do que qualquer acordo que possa ser feito com a UE. Comemore Boris!", tuitou Trump.

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]