• Carregando...

Jerusalém – Após anúncio de que os Estados Unidos darão ao seu país US$ 30,4 bilhões de dólares para ajuda militar, o premier israelense Ehud Olmert declarou que consentiu também que os EUA entreguem armas à Arábia Saudita, para formar uma frente contra o Irã com outros estados árabes "moderados". Olmert se opunha há tempos à estratégia.

"Entendemos a necessidade dos Estados Unidos de ajudarem os estados árabes moderados, que estão em uma frente com os EUA e conosco na luta contra o Irã", disse Olmert.

Ehud Olmert confirmou ontem que os Estados Unidos darão ao seu país US$ 30,4 bilhões de dólares para ajuda militar nos próximos dez anos porque estaria comprometido em manter a superioridade do Estado judeu.

"Não há dúvida de que se deseja uma melhora significativa no orçamento da defesa", afirmou o chefe de Estado no começo do conselho semanal de ministros.

A quantia anunciada supera em 9,1 bilhões de dólares a ajuda militar dada a Israel nos últimos dez anos, o que significa um aumento de quase 43%.

Olmert precisou que o valor foi estabelecido durante um encontro com o presidente norte-americano, George W. Bush. A quantia faz parte de um pacote da Casa Branca que faz entregas em massa de armamentos e fundos a seus aliados no Oriente Médio. O intuito é fazer frente ao crescente poderio militar iraniano, segundo informaram as capas dos jornais The New York Times e The Washington Post no fim de semana.

O primeiro-ministro afirmou na última quarta-feira que está determinado a liderar um processo político para resolver os conflitos com os palestinos, sem esperar a ajuda de países árabes. A declaração foi feita durante uma visita de ministros da Jordânia e do Egito a Israel para discutir a proposta de plano de paz árabe para a região. "Quero iniciar um processo político com todas as minhas forças, e fazer com que as coisas avancem", disse Olmert em uma entrevista coletiva com o presidente de Israel, Shimon Peres.

"Se outros Estados querem ajudar, como a Arábia Saudita (que apresentou em 2002 a iniciativa de paz da Liga Árabe) ou os Emirados Árabes Unidos, agradecemos, mas não vamos esperar que eles iniciem o processo", reiterou Olmert. "Israel iniciará e liderará o processo, porque um avanço serve a seus interesses."

O premier afirmou ainda que abrirá o caminho para negociar seriamente a paz com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]