• Carregando...

A misteriosa Coreia do Norte gabou-se nesta terça-feira de avanços no seu programa nuclear, ao alardear ter milhares de centrífugas atômica em funcionamento, enquanto cresce a pressão para que a China contenha o país, seu aliado comunista.

As revelações da Coreia do Norte sobre seu programa de enriquecimento de urânio - num país que já tem armas nucleares à base de plutônio - ocorrem uma semana depois de ter bombardeado uma ilha sul-coreana, matando dois civis e dois militares.

No começo do mês, a Coreia do Norte já havia exibido uma usina de enriquecimento de urânio e um reator de água leve a um cientista nuclear dos EUA.

"Atualmente, a construção de um reator de água leve está ativamente em progresso, e uma moderna usina de enriquecimento de urânio, equipada com milhares de centrífugas, para assegurar o abastecimento de combustível, está em operação", disse o jornal norte-coreano Rodong Sinmun.

"Os projetos de desenvolvimento da energia nuclear se tornarão mais ativos para propósitos pacíficos no futuro", acrescentou o jornal, segundo transcrição da agência estatal de notícias KCNA.

Enquanto isso, novas revelações feitas pelo site WikiLeaks sugerem que alguns funcionários chineses não consideram a Coreia do Norte um aliado útil, e não tomariam nenhuma providência caso seu regime desmoronasse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]