• Carregando...
Esta foto de 16 de abril, distribuída nesta quarta-feira (17) pela agência de  notícias norte-coreana mostra o ditador Kim Jong Un observando o voo de teste de pilotos de combate de unidade 1017 da Força Aérea e Anti-aérea em local não identificado. Foto: KCNA VIA KNS / various sources / AFP
Esta foto de 16 de abril, distribuída nesta quarta-feira (17) pela agência de notícias norte-coreana mostra o ditador Kim Jong Un observando o voo de teste de pilotos de combate de unidade 1017 da Força Aérea e Anti-aérea em local não identificado. Foto: KCNA VIA KNS / various sources / AFP| Foto:

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (17) que testou uma nova arma tática guiada que aumentou o "poder de combate" das forças armadas do país.

A agência de notícias estatal Coreana disse que o líder do país, Kim Jong Un, supervisionou o disparo da arma pela Academia de Ciências da Defesa.

Não ficou claro de imediato que tipo de arma foi disparada, mas a medida marcaria o primeiro teste de armas desde a cúpula do presidente dos EUA Donald Trump com Kim em Hanói em fevereiro e um sinal de desafio público por parte de Kim após um impasse nas negociações de desnuclearização.

Kim disse que "o desenvolvimento do sistema de armas serve como um evento de grande importância para aumentar o poder de combate do Exército do Povo".

Analistas disseram que a descrição de uma arma tática parece excluir uma arma de longo alcance.

"Não é um míssil balístico. Parece que eles estão trabalhando em capacidades antiaéreas com o último teste e este", disse Victor Cha, especialista em Coreia do Norte da Universidade de Georgetown. "Isso mostra que a Coreia do Norte continua, como de costume, após a fracassada cúpula de Hanói. Eles estão dando aos EUA até o final deste ano para fazer um acordo, mas, enquanto isso, eles vão reforçar suas capacidades, sem restrições de qualquer acordo".

Bruce Klingner, da Fundação Heritage, observou que a Coreia do Norte divulgou uma declaração semelhante em novembro passado, mas especialistas ainda não sabem qual sistema tático foi testado.

"No entanto, os EUA não detectaram um lançamento de mísseis em nenhum dos dois momentos, então deve ser um sistema de curto alcance, talvez um sistema de artilharia como um lança-mísseis múltiplos ou um míssil antitanque", disse ele. "Especialistas e formuladores de políticas devem abster-se de assumir que este é um sinal de Pyongyang deliberadamente aumentando as tensões ou fechando a porta nas negociações".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]