• Carregando...
coreia do norte sul
Imagem capturada de um dispositivo de observação térmica mostra a explosão de um escritório de relações intercoreano no Complexo Industrial Kaesong da Coreia do Norte, em 16 de junho de 2020| Foto: Dong-A Ilbo/AFP

A Coreia do Norte explodiu o escritório de relações intercoreanas em sua cidade fronteiriça de Kaesong nesta terça-feira (16), informaram autoridades da Coreia do Sul. A imprensa estatal norte-coreana confirmou que o prédio estava em ruínas.

"O campo relevante da RPDC [República Democrática da Coreia do Norte] pôs em prática a medida de destruir completamente o escritório conjunto de ligação Norte-Sul na Zona Industrial Kaesong, na sequência do corte de todas as linhas de comunicação entre o norte e o sul", informou a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA).

A explosão ocorreu por volta das 14h desta terça-feira (2h no horário de Brasília). Testemunhas do lado sul-coreano viram fumaça na área do prédio, que havia sido inaugurado em setembro de 2018 para facilitar a comunicação e a cooperação entre os dois países, mas que desde janeiro de 2020 estava inativo por causa da pandemia do novo coronavírus.

Fumaça sobe do Complexo Industrial Kaesong da Coreia do Norte | FOTO: YONHAP/AFP
Fumaça sobe do Complexo Industrial Kaesong da Coreia do Norte | FOTO: YONHAP/AFP| AFP

Segundo a agência Yonhap News, o escritório do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, realizou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional para discutir a destruição do escritório intercoreano. Moon não compareceu e não há detalhes sobre o que foi discutido no encontro.

Como a explosão pegou as autoridades do Seul de surpresa, há receio de que a Coreia do Norte possa usar outras ameaças contra o Sul, incluindo movimentação de tropas nas regiões de fronteira que foram desarmadas após acordos intercoreanos. A Yonhap News informou também que as forças armadas sul-coreanas reforçaram sua vigilância e prontidão para possíveis confrontos acidentais perto das áreas tensas da fronteira, segundo autoridades.

Autoridades da Coreia do Sul e do Norte inauguram escritório de relações intercoreanas, em setembro de 2018 | FOTO: KOREA POOL/AFP
Autoridades da Coreia do Sul e do Norte inauguram escritório de relações intercoreanas, em setembro de 2018 | FOTO: KOREA POOL/AFP| AFP

"Até agora, nenhum movimento militar específico incomum das forças armadas norte-coreanas foi detectado. Estamos monitorando-os de perto", disse um militar sul-coreano.

O desgaste das relações entre as Coreias se tornou mais visível no início da semana passada, quando o Norte cancelou todas as comunicações com o Sul, depois que ativistas, usando balões, lançaram panfletos em território norte-coreano com mensagens contra o regime comunista.

No sábado, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou que "em breve, uma cena trágica do inútil escritório de relações norte-sul em colapso seria vista".

Sul ameaça retaliação

A Casa Azul, sede do governo sul-coreano, emitiu um comunicado nesta terça-feira lamentando profundamente "a explosão unilateral", por parte da Coreia do Norte, do prédio de relações intercoreanas. Kim You-geun, vice-diretor do escritório de segurança nacional, advertiu que a Coreia do Sul responderá "fortemente, se a Coreia do Norte tomar alguma ação que agrave ainda mais a situação".

"Deixamos claro que a responsabilidade por qualquer coisa que possa acontecer em decorrência deste ato cabe inteiramente ao lado norte-coreano", disse ele.

O governo de Moon Jae-in havia sinalizado na semana passada que estava disposto a punir ativistas e desertores norte-coreanos que enviassem panfletos contra o regime Kim através da fronteira. O Ministério da Unificação da Coreia do Sul apresentou uma queixa à polícia após o caso mais recente, que teve ampla repercussão entre os poderosos da Coreia do Norte, enquanto o Partido Democrático da Coreia, governante, prometeu apresentar uma lei para punir aqueles que enviarem panfletos ao país vizinho. Mas aparentemente, as lideranças do Norte não colocaram fé na iniciativa. E na Coreia do Sul há receio de que ela possa restringir a liberdade de expressão, levando a duras críticas à proposta.

O assunto dos panfletos é espinhoso porque em 2018, nos diálogos de paz intercoreanos, os dois países concordaram, entre outras coisas, em estabelecer zonas ao longo da fronteira onde voos não são permitidos. O objetivo era diminuir as ameaças militares convencionais. Mas Pyongyang vê esses voos de balão para levar panfletos a seu território como uma violação do acordo.

Com a destruição do escritório de relações intercoreanas, as negociações para a desnuclearização da península parecem estar ainda mais distantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]