Imagem capturada de um dispositivo de observação térmica mostra a explosão de um escritório de relações intercoreano no Complexo Industrial Kaesong da Coreia do Norte, em 16 de junho de 2020| Foto: Dong-A Ilbo/AFP
Ouça este conteúdo

A Coreia do Norte explodiu o escritório de relações intercoreanas em sua cidade fronteiriça de Kaesong nesta terça-feira (16), informaram autoridades da Coreia do Sul. A imprensa estatal norte-coreana confirmou que o prédio estava em ruínas.

CARREGANDO :)

"O campo relevante da RPDC [República Democrática da Coreia do Norte] pôs em prática a medida de destruir completamente o escritório conjunto de ligação Norte-Sul na Zona Industrial Kaesong, na sequência do corte de todas as linhas de comunicação entre o norte e o sul", informou a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA).

A explosão ocorreu por volta das 14h desta terça-feira (2h no horário de Brasília). Testemunhas do lado sul-coreano viram fumaça na área do prédio, que havia sido inaugurado em setembro de 2018 para facilitar a comunicação e a cooperação entre os dois países, mas que desde janeiro de 2020 estava inativo por causa da pandemia do novo coronavírus.

Publicidade
Fumaça sobe do Complexo Industrial Kaesong da Coreia do Norte | FOTO: YONHAP/AFP| Foto: AFP

Segundo a agência Yonhap News, o escritório do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, realizou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional para discutir a destruição do escritório intercoreano. Moon não compareceu e não há detalhes sobre o que foi discutido no encontro.

Como a explosão pegou as autoridades do Seul de surpresa, há receio de que a Coreia do Norte possa usar outras ameaças contra o Sul, incluindo movimentação de tropas nas regiões de fronteira que foram desarmadas após acordos intercoreanos. A Yonhap News informou também que as forças armadas sul-coreanas reforçaram sua vigilância e prontidão para possíveis confrontos acidentais perto das áreas tensas da fronteira, segundo autoridades.

Autoridades da Coreia do Sul e do Norte inauguram escritório de relações intercoreanas, em setembro de 2018 | FOTO: KOREA POOL/AFP| Foto: AFP

"Até agora, nenhum movimento militar específico incomum das forças armadas norte-coreanas foi detectado. Estamos monitorando-os de perto", disse um militar sul-coreano.

Publicidade

O desgaste das relações entre as Coreias se tornou mais visível no início da semana passada, quando o Norte cancelou todas as comunicações com o Sul, depois que ativistas, usando balões, lançaram panfletos em território norte-coreano com mensagens contra o regime comunista.

No sábado, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou que "em breve, uma cena trágica do inútil escritório de relações norte-sul em colapso seria vista".

Sul ameaça retaliação

A Casa Azul, sede do governo sul-coreano, emitiu um comunicado nesta terça-feira lamentando profundamente "a explosão unilateral", por parte da Coreia do Norte, do prédio de relações intercoreanas. Kim You-geun, vice-diretor do escritório de segurança nacional, advertiu que a Coreia do Sul responderá "fortemente, se a Coreia do Norte tomar alguma ação que agrave ainda mais a situação".

"Deixamos claro que a responsabilidade por qualquer coisa que possa acontecer em decorrência deste ato cabe inteiramente ao lado norte-coreano", disse ele.

Publicidade

O governo de Moon Jae-in havia sinalizado na semana passada que estava disposto a punir ativistas e desertores norte-coreanos que enviassem panfletos contra o regime Kim através da fronteira. O Ministério da Unificação da Coreia do Sul apresentou uma queixa à polícia após o caso mais recente, que teve ampla repercussão entre os poderosos da Coreia do Norte, enquanto o Partido Democrático da Coreia, governante, prometeu apresentar uma lei para punir aqueles que enviarem panfletos ao país vizinho. Mas aparentemente, as lideranças do Norte não colocaram fé na iniciativa. E na Coreia do Sul há receio de que ela possa restringir a liberdade de expressão, levando a duras críticas à proposta.

O assunto dos panfletos é espinhoso porque em 2018, nos diálogos de paz intercoreanos, os dois países concordaram, entre outras coisas, em estabelecer zonas ao longo da fronteira onde voos não são permitidos. O objetivo era diminuir as ameaças militares convencionais. Mas Pyongyang vê esses voos de balão para levar panfletos a seu território como uma violação do acordo.

Com a destruição do escritório de relações intercoreanas, as negociações para a desnuclearização da península parecem estar ainda mais distantes.