• Carregando...
Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un
Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un| Foto: Distribuição/KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte está perto de concluir o que especialistas acreditam ser uma instalação de apoio a mísseis balísticos a 17 quilômetros do aeroporto da capital Pyongyang, em mais um sinal da expansão do programa nuclear norte-coreano.

Um relatório publicado nesta terça-feira (5) pelo Center for Strategic and International Studies (CSIS) se baseia em imagens de satélites comerciais ao dizer que a unidade em construção tem a capacidade de acomodar, em pé, até os maiores mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês) conhecidos da Coreia do Norte.

A instalação está sendo construída ao lado de uma unidade subterrânea, cujo tamanho provável também é grande o suficiente para acomodar facilmente todos os mísseis balísticos norte-coreanos conhecidos e seus lançadores e veículos de apoio associados, revelou o estudo do CSIS, encabeçado pelo analista Joseph S. Bermudez Jr., em parceria com o Jane’s Intelligence Review.

O local está sendo provisoriamente chamado de Sil-li e, embora sua função precisa não esteja clara, sua configuração, o tamanho de seus edifícios e a proximidade com a instalação subterrânea indicam que esta nova construção pode ser usada para a montagem de mísseis balísticos, para armazenar ou acomodar mísseis balísticos norte-coreanos.

A construção iniciou em 2016 e, se o ritmo for mantido, será concluída entre o fim de 2020 e início de 2021, segundo a análise do think tank americano.

Descrição

A nova instalação de apoio a mísseis balísticos inclui uma série de recursos notáveis, incluindo um enorme terminal ferroviário coberto e três edifícios que são conectados por uma rede viária de 9 a 10 metros de largura com curvas de raio adequadas para manobrar grandes caminhões e lançadores de mísseis balísticos. A instalação também fica relativamente perto das fábricas de componentes de mísseis balísticos na área de Pyongyang. A área de construção tem 442.300 metros quadrados, o equivalente a 40 campos de futebol.

“Um edifício de alto compartimento dentro da instalação é grande o suficiente para acomodar um míssil balístico intercontinental Hwasong-15 elevado e, portanto, todas as variantes conhecidas de mísseis balísticos da Coreia do Norte", afirma o relatório.

Outra característica única da instalação Sil-li, destacada pelo estudo, é o fato de ser conectada a uma unidade subterrânea que existe desde os anos 1980, a qual aparentemente estava abandonada. Os especialistas acreditam que ela também seja grande o bastante para acomodar todos os mísseis balísticos da Coreia do Norte, seus lançadores e veículos de suporte.

É possível ter acesso à instalação por estradas pavimentadas e pelo sistema ferroviário nacional. Além do Aeroporto Internacional de Pyongyang, a instalação aérea militar operacional mais próxima está a 32 quilômetros a nordeste, na base de Sunchon. Existem também pelo menos 17 bases de artilharia de defesa aérea e numerosos quartéis militares e paramilitares dentro de um raio de 5 quilômetros do local. Além disso, a planta é protegida por sistemas de defesa antiaérea.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]