• Carregando...
Manifestantes protestam contra a decisão dos EUA de retirar a Coréia do Norte da "lista de terrorismo" | Lee Jae-Won / Reuters
Manifestantes protestam contra a decisão dos EUA de retirar a Coréia do Norte da "lista de terrorismo"| Foto: Lee Jae-Won / Reuters

A Coréia do Norte planejava nesta terça-feira (14) retomar o desmantelamento de seu programa nuclear pela primeira vez em dois meses. No sábado, os Estados Unidos retiraram o regime comunista de uma lista de nações promotoras do terrorismo, em troca de um pacto pelo desarmamento norte-coreano.

Pyongyang avisou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que retomaria o desmantelamento do reator nuclear de Yongbyon e permitiria aos inspetores internacionais que retomem suas atividades. Os planos foram detalhados em um documento confidencial enviado pelo país à AIEA, obtido pela Associated Press.

Outras medidas de segurança, como a instalação de câmeras, também seriam retomadas.

A Coréia do Norte e os Estados Unidos anunciaram um acordo sobre a verificação após a viagem do enviado norte-americano Christopher Hill a Pyongyang para negociações. A ONU saudou o avanço.

O Japão reiterou que apenas participará da ajuda ao país após a resolução do tema dos seqüestros de cidadãos japoneses realizados por agentes norte-coreanos, na década de 1970 e 1980. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]