• Carregando...
 | Reuters
| Foto: Reuters

A Coreia do Norte está preparando um terceiro teste nuclear que poderá ser realizado em maio ou junho, informou a emissora sul-coreana YTN nesta terça-feira. Se confirmada, a informação poderá isolar Pyongyang ainda mais e complicar a já turbulenta diplomacia nuclear com outros países.

O ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yu Myung-hwan, minimizou a reportagem, dizendo que Seul não tinha visto nenhuma prova.

"Se a Coreia do Norte está fazendo tais preparações, haveria circunstâncias relacionadas que poderiam ser detectadas... não há nenhuma informação da inteligência sobre tais circunstâncias," disse Yu em comunicado à imprensa.

As preparações começaram em fevereiro e envolvem um nível de proficiência técnica mais avançada que nos primeiros dois testes, considerados sucessos parciais na melhor das análises, disse um diplomata que não quis ser identificado, segundo a

YTN.

A Coreia do Norte boicota as negociações internacionais sobre desarmamento nuclear por mais de um ano e estabeleceu condições para seu retorno, inclusive o fim das sanções da ONU impostas depois de seu último teste nuclear, em maio de 2009. As sanções foram um duro golpe à fraca economia do país.

A Coreia do Norte, acompanhada por satélites espiões norte-americanos, pode facilmente sinalizar que está preparando um teste ao transportar equipamentos, mas isso não significa que um lançamento é iminente, disseram analistas.

Um terceiro teste nuclear poderia aprimorar a capacidade da Coreia do Norte de construir armas nucleares, mas também poderia diminuir seu estoque de material físsil, que supostamente seria suficiente para seis a oito bombas nucleares, segundo especialistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]