• Carregando...

O governo da Coreia do Sul admitiu nesta sexta-feira (22) que se equivocou ao atribuir à China o ciberataque ocorrido na última quarta-feira, que paralisou bancos e emissoras de televisão no país.

O endereço do protocolo de internet (conhecido como IP, algo como um endereço eletrônico) atribuído ao ataque pertence a um computador da rede interna do banco Nonghyup, um dos três afetados pela pane, e foi confundido com um protocolo similar localizado na China, de acordo com a Comissão de Comunicação da Coreia do Sul (KCC).

Mesmo naquele momento era claro que o ataque poderia ter origem em outro lugar, já que hackers conseguem manipular este dado com alguma facilidade.

Depois de admitir o erro e fazer a retificação, o órgão não ofereceu novas evidências sobre a possível autoria do ataque, dizendo apenas que "não descarta nenhuma possibilidade" e assegurando que continuam mantendo a hipótese de que o ataque tenha sido originado fora do país.

Muitos analistas suspeitam que o ataque tenha sido orquestrado pela Coreia do Norte, mas o erro na identificação levanta questões sobre a habilidade dos investigadores de rastrear a fonte do ataque que paralisou 32 mil computadores e expôs grandes falhas de segurança virtual em um dos países mais tecnologicamente avançados do mundo.

De acordo com o governo sul-coreano, o país foi vítima de 40.000 ciberataques - do exterior ou do interior - em 2012, contra 24.000 em 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]