• Carregando...
eleição coreia do sul coronavirus
Eleitora sul-coreana vota nas eleições parlamentares em uma seção em Seul, em 15 de abril de 2020| Foto: Jung Yeon-je/AFP

Milhões de sul-coreanos foram às urnas nesta quarta-feira (15) para escolher os parlamentares que ocuparão os 300 assentos da Assembleia Nacional. Em tempos de Covid-19, máscaras e luvas descartáveis foram distribuídas aos eleitores, que, em algumas sessões mais movimentadas, formaram grandes filas para registrar seu voto.

Segundo a agência Yonhap News, cerca de 60% dos eleitores (23,6 milhões), já haviam votado uma hora antes do encerramento da eleição. O comparecimento às urnas já supera o da eleição parlamentar de quatro anos atrás em 9,5% e deve ser o maior em pelo menos 16 anos.

Parte disso se explica pelo fato de que estas eleições estão sendo consideradas como um referendo do presidente Moon Jae-in. Pesquisas de boca de urna indicam que o Partido Democrático e seus aliados, que apoiam Moon, devem conquistar a maioria das cadeiras do parlamento.

O governo resolveu levar as eleições adiante porque a epidemia do novo coronavírus está relativamente estabilizada no país. No começo de março, a Coreia do Sul chegou a registrar mais de 800 novos casos de Covid-19 em um único dia. Este número caiu consideravelmente e nos últimos cinco dias está abaixo de 30. Até esta terça-feira (14), 10,5 mil pessoas haviam sido infectadas pelo vírus, das quais 225 morreram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]