• Carregando...
Ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyon, em coletiva de imprensa no complexo governamental em Seul nesta terça-feira (2). | JUNG YEON-JE
AFP
Ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyon, em coletiva de imprensa no complexo governamental em Seul nesta terça-feira (2).| Foto: JUNG YEON-JE AFP

A Coreia do Sul ofereceu nesta terça-feira (2) manter um canal aberto de diálogo com seu vizinho do Norte para encontrar maneiras de discutir a cooperação durante as Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang. A chancelaria de Seul informou que a data proposta para o encontro é de 9 de janeiro. Pyongyang ainda não respondeu ao convite.

"O Norte terá seus próprios objetivos no encontro, se aceitar a nossa proposta", disse o ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyon. "Esperamos que o Norte esteja preparado para esse tema e, embora procuremos discutir outros tópicos, as Olimpíadas de Inverno serão a prioridade".

Nesta segunda-feira, Kim Jong-un disse que poderia enviar uma delegação para participar das Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang, que vão do dia 9 a 25 de fevereiro, e sinalizou para a abertura ao diálogo. 

Mas o ditador norte-coreano condicionou a participação nos jogos da cidade sul-coreana à interrupção de exercícios militares anuais realizados pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos entre março e abril.

Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]