• Carregando...
Venezuela coronavírus
Venezuelanos visitam um mercado usando máscaras protetoras para impedir a propagação do novo Coronavírus| Foto: CRISTIAN HERNANDEZ/AFP

O número de venezuelanos infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) saltou de dois para 17 no fim de semana, segundo anunciou o ditador Nicolás Maduro em uma transmissão desde o Palácio Miraflores. Todos os pacientes, segundo ele, contraíram a doença em outros países.

O regime chavista decidiu colocar em quarentena coletiva o distrito da capital, Caracas, e seis estados do país – Vargas, Miranda, Zulia, Táchira, Apure e Cojedes. Com isso, moradores terão que ficar em suas casas e empresas que não fornecem bens essenciais terão que fechar as portas. Exceções são feitas para pessoas que trabalham nos setores de transportes, entregas de alimento e medicamentos e profissionais da área da saúde.

Maduro pediu à Oragnização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização Panamericana de Saúde que interceda na comunicação entre Colômbia e Venezuela para que os governos dos dois países consigam estabelecer medidas para atender à emergência do novo coronavírus.

"Apelo ao bom senso humano do presidente da Colômbia, Iván Duque. É hora da coordenação das autoridades de saúde para proteger a saúde dos povos na fronteira", afirmou Maduro, que assegurou ter informações "certificadas" de um surto da Covid-19 no Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

Colômbia

No fim de semana, o presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou o fechamento da fronteira com a Venezuela como uma medida preventiva "frente à situação que se está apresentando no país vizinho". O mandatário também decidiu restringir a entrada de cidadãos de outros países ao território colombiano.

"As medidas que estamos tomando nos permitiram antecipar-nos até agora e continuaremos a tomá-las conforme necessário. É previsível que o número de infecções aumente e, a certa altura, evoluiremos para as próximas fases da estratégia. Nossa estratégia não é estática, ela se ajusta às novas realidades e aos novos conhecimentos que estamos obtendo", afirmou Duque.

Na América do Sul, a Colômbia é um dos países que estão adotando medidas mais restritivas. O país cancelou aulas, proibiu que cruzeiros atraquem nos portos do país e instituiu isolamento preventivo para pessoas acima de 60 anos que atendam a centros de convivência de idosos. Quarenta e cinco casos de Covid-19 foram confirmados na Colômbia, a maioria em Bogotá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]