i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tensões China-Suécia

Coronavírus expõe diplomacia agressiva da China: o caso da Suécia

  • 04/05/2020 17:58
Homem usando máscara passa pela Ópera Real Sueca, em Estocolmo, 27 de abril. A Suécia vai pedir à UE uma investigação sobre a origem do novo coronavírus, potencialmente aumentando a tensão nas relações entre o país nórdico e a China
Homem usando máscara passa pela Ópera Real Sueca, em Estocolmo, 27 de abril. A Suécia vai pedir à UE uma investigação sobre a origem do novo coronavírus, potencialmente aumentando a tensão nas relações entre o país nórdico e a China| Foto: Fredrik SANDBERG / TT News Agency / AFP

A Suécia pretende pedir à União Europeia uma investigação internacional sobre as origens da pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 3,3 milhões e matou mais de 240 mil pessoas em todo o mundo. A decisão pode aumentar as tensões nas relações entre o país nórdico e a China, que já estão desgastadas.

"Quando a situação global da Covid-19 estiver sob controle, é razoável e importante que seja realizada uma investigação internacional independente para obter conhecimento sobre a origem e a disseminação do coronavírus", escreveu Lena Hallengren, ministra da Saúde da Suécia, ao parlamento na quarta-feira.

"Também é importante que a maneira como toda a comunidade internacional lidou com a pandemia de Covid-19, incluindo a Organização Mundial da Saúde, seja investigada. A Suécia ficará feliz em levantar essa questão dentro da organização sobre a cooperação da UE", completou a ministra.

Outros líderes globais também defendem uma investigação sobre as origens da pandemia, como o presidente americano Donald Trump, o primeiro-ministro australiano Scott Morrison e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

As declarações do governo sueco ocorrem após uma série de incidentes diplomáticos que têm deteriorado as relações entre Suécia e China.

Gotemburgo, a segunda maior cidade sueca, cancelou na semana passada o acordo de cidades irmãs que tinha com Shanghai, assinado há 34 anos. Várias outras cidades suecas também decidiram encerrar suas relações de cidades irmãs com cidades chinesas.

O prefeito de Gotemburgo, Axel Josefson, disse à Rádio Suécia que as trocas entre as duas cidades "têm sido mínimas" nos últimos dois a três anos. "E considerando os tempos em que estamos vivendo, não achamos adequado estender o contrato de cidades irmãs", disse, segundo a imprensa local.

Recentemente, a Suécia decidiu fechar todos os Institutos Confucius que funcionavam no país. Os institutos são parte de um programa financiado pelo governo da China que estabelece centros culturais e de idiomas em universidades estrangeiras e que sofrem críticas por casos de censura de temas considerados sensíveis por Pequim. Além, disso, esses institutos são vistos como parte da máquina de propaganda chinesa.

O diretor do programa para a Ásia do Instituto da Suécia para Relações Internacionais, Björn Jerden, disse ao The Times que o fechamento indicava um postura mais dura da Suécia em relação à China. "A opinião pública sobre a China se tornou muito mais negativa na Suécia", disse.

Prisão controversa

Não é de hoje que as relações entre Estocolmo e Pequim estão tensas. E a maneira como a China tem tratado a Suécia, com intimidação e ameaças quando o país nórdico se recusou a atender às suas exigências, é um indicador de como a potência asiática lida com nações menores e menos poderosas.

Um dos principais pontos de disputa é a prisão por autoridades chinesas de um cidadão sueco nascido na China, Gui Minhai.

Gui morava em Hong Kong e publicava livros críticos ao governo chinês. Ele foi capturado por autoridades chinesas em 2015 e ficou detido sem julgamento por anos. Em fevereiro deste ano, um tribunal da China anunciou que Gui havia renunciado a sua cidadania sueca, supostamente de forma voluntária, e que foi condenado a dez anos de prisão. Ele foi considerado culpado por "ilegalmente oferecer informações de inteligência" a estrangeiros.

A organização PEN na Suécia anunciou em novembro do ano passado que concederia o prêmio Tucholsky a Gui Minhai, escolhido por causa de seu "trabalho incansável por liberdade de expressão", segundo a organização. O prêmio é entregue anualmente a escritores perseguidos ou em exílio.

As reações chinesas não demoraram. O embaixador da China na Suécia, Gui Congyou (que não tem relação com Gui Minhai), disse após o anúncio do prêmio ao cidadão sueco: "Tratamos nossos amigos com bons vinhos. Mas para nossos inimigos, temos metralhadoras".

Em seguida, a embaixada chinesa em Estocolmo se manifestou com um comunicado afirmando que a decisão de premiar Gui era "não apenas uma farsa, mas também uma zombaria da genuína liberdade de expressão", com origem em "uma agenda política oculta e em consistentes preconceitos e hostilidades contra a China".

A embaixada disse ainda que Gui Minhai é um criminoso que cometeu graves delitos na China e na Suécia, e fez ameaças à organização do prêmio: "Os produtores dessa farsa ignoram a vontade do próprio Gui Minhai e agem de acordo com o seu pensamento ilusório, presunção e arrogância. Eles sofrerão as consequências de suas próprias ações".

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven, rejeitou as declarações da China. "Não vamos ceder a esse tipo de ameaça", disse em entrevista à televisão na ocasião, noticiou o The Guardian.

Após a cerimônia, a embaixada chinesa afirmou que o evento de premiação foi um erro grave que causará sérias dificuldades para as trocas amistosas e a cooperação normal entre China e Suécia. Mais tarde, em 4 de dezembro, o embaixador participou de um seminário e, Gotemburgo e disse que ninguém pode prejudicar os interesses da China e ao mesmo tempo colher benefícios econômicos no país. Ele enfatizou que as relações comerciais e econômicas entre os dois países seriam afetadas, relatou o The Diplomat.

Em janeiro, o embaixador Gui Congyou deu uma entrevista em que pareceu ameaçar jornalistas suecos que criticassem Pequim. Durante a entrevista, ele questionou a cobertura do governo chinês na imprensa sueca e acusou os jornalistas de "criticar, acusar e difamar" a China.

Gui Congyou comparou a relação entre os jornalistas suecos e o governo chinês a um boxeador de 45 quilos desafiando um boxeador de 90 quilos para uma luta.

As críticas da embaixada chinesa em Estocolmo e do embaixador Gui Congyou contra jornalistas e outras figuras públicas na Suécia são tão frequentes que o embaixador já foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores sueco mais de 40 vezes em dois anos, segundo a The Economist.

42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LC

    ± 28 dias

    Esse tipo de notícia serve para uma séria reflexão. A importância da existência e atuação do Ministério das Relações exteriores na condução política de um país, já que é por meio desse elo diplomático que são feitas alianças. Pela situação geográfica da Suécia, não fosse o país membro da Comunidade Europeia, estaria completamente vulnerável a ameaça comunista da China, a segunda potência militar do planeta. A história registra do que é capaz um louco com controle de poderio militar, basta retornar ao século XX, e, relembrar do insano Adolfo Hitler. A pequena e simpática Suecia está protegida sob o guarda-chuva da comunidade europeia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      LC

      ± 28 dias

      Esse tipo de notícia serve para uma séria reflexão. A importância da existência e atuação do Ministério das Relações exteriores na condução política de um país, já que é por meio desse elo diplomático que são feitas alianças. Pela situação geográfica da Suécia, não fosse o país membro da Comunidade Europeia, estaria completamente vulnerável a ameaça comunista da China, a segunda potência militar do planeta. A história registra do que é capaz um louco com controle de poderio militar, basta retornar ao século XX, e, relembrar do insano Adolfo Hitler. A pequena e simpática Suecia está protegida sob o guarda-chuva da comunidade europeia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        GRU

        ± 41 dias

        Suécia exemplo de país durante a crise. Sem quarentena sem lockdown enfrentou com coragem e mandou recado para o verdadeiro culpado disso tudo A China.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSE MUNIZ SOBRINHO

          ± 41 dias

          Repitam como um mantra: " O perigo vem da raça da amarela."

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Anna

            ± 42 dias

            CHINA - INIMIGO dos países democráticos. Cada vez mais descarada a causa da contaminação que tentam esconder.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • T

              Teo Vilas

              ± 42 dias

              A esquerdalha e o imperialismo chinês. Podem essas "pessoas" falar do imperialismo americano? Seguramente NÃO.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Clovis Raimundo Maliska

                ± 42 dias

                Estão certíssimos os suecos em cortar relações com a China. Estou torcendo que apareçam mais países democráticos com o mesmo objetivo. Muitas atitudes devem ser tomadas em relação a esta ditadura comunista. O mundo democrático deve banir das relações comerciais países ditatoriais e estabelecer programas de repatriação de suas empresas da China. Uma séria investigação sobre a origem do coronavirus deve ser feita, pois existe a dúvida se o vírus escapou de um laboratório onde se faziam experiências proibidas por convenções internacionais, ou se foi em função dos hábitos medievais alimentares chineses. E tirar a China da ONU, que deveria ser um órgão só para países democráticos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Raphael

                  ± 42 dias

                  É hora de reindustrializar o mundo e parar de depender da China!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Raphael

                    ± 42 dias

                    Se eu montar uma fábrica no Brasil pagando salários chineses e impostos chineses, vou preso por trabalho escravo e sonegação. Por que então continuamos a comprar produtos de um país que faz os mesmos crimes?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Raulino Sales

                      ± 43 dias

                      A humanidade está pagando preço muito alto pelo coronavírus. As mortes são contadas aos milhares. Pior está para vir, se o governo americano provar a responsabilidade do governo comunista da China pela disseminação dessa pandemia pelo mundo. Não se sabe o que acontecerá, vez que as populações não esquecerão facilmente as mortes e os traumas. Esta na hora da ONU investigar a grave situação que se aproxima, que será pior que a pandemia e buscar solução de menores traumas. Não pode a ONU renovar a covardia dos países ocidentais na Conferência de Yalta, antes da segunda guerra mundial, quando deixaram a Alemanha, a Itália e o Japão capazes de declarar guerra total aos demais países do mundo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Lucio Araripe de Abreu e Lima

                        ± 43 dias

                        Napoleão, há quase 200 anos vaticinou, " Quando a China acordar o mundo tremerá"...Aquilo lá é uma ditadura muito bem organizada. ninguém pode negar o progresso material da China mas, às custas de trabalho escravo e o ocidente capitalista, para ganhar mais dinheiro, faz vista grossa a escravidão do povo chines. O Iphone de muitos leitores, é feito onde ? Tudo é feito na China. Eles copiam muito bem. Agora "arrotam" seu poderio na cara de todo mundo. A China ameaça o mundo. Os EUA devem bilhões à China.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Roberto

                          ± 43 dias

                          Concordo em número, gênero e grau com a Suécia para investigar o Virus Chinês, que a China n que assim seja chamado. Chamar como então ? Virus Marciano ? A China deve uma explicação pro mundo inteiro, e deve sim, ser pressionada. Se alguns acham ruim termos os EUA como potência mundial, imaginem se fosse a China como seria. O poderio econômico chinês, inibe o mundo a constestá-los, e é isso que eles querem mesmo. Fazer o q bem entender com o mundo assim como tratam seu miserável povo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo roberto costa da silva

                            ± 43 dias

                            Frequentemente tenho me manifestado quanto a riscos nefastos da expansão da ditadura comunista pelo mundo. Agora o problema se desenvolve na Suecia. Com a arrogância diplomática chinesa, prisão aos estrangeiros que fazem críticas ao regime chinês. É bom que isso aconteça para abrir os olhos dos governantes europeus. Aqui na América, a proximidade com os EUA deveria nos inspirar a impedir a sútil penetração da China no Brasil. É de se pensar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • C

                              Clovis Raimundo Maliska

                              ± 42 dias

                              Perfeito! devíamos começar proibindo a compra de todas as nossas empresas da área de energia, setor praticamente este setor está na mão da ditadura chinesa. E devíamos impedir a participação de empresa da China no leilão 5G, pois atenta contra a nossa segurança.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • D

                            D. L. Paiva

                            ± 43 dias

                            Precisa começar a expulsar esses embaixadores que fazem ameaça. Inclusive aqui no Brasil.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • D

                              D. L. Paiva

                              ± 43 dias

                              E a Suécia não observou as recomendações da oms. Parabéns aos Suecos!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luiz Carlos

                            ± 43 dias

                            Percebe-se que a China utiliza a mesma narrativa contra todos os países. Deveríamos começar a imaginar um mundo sem produtos da China. Os empregados chineses são meros escravos com salário. Nós dependemos da China até para elásticos. Devemos, de forma mundial, trazer a China para o contexto realista, onde não pode ser o peso da balança, mas ser parte da balança.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              João Viggiani

                              ± 43 dias

                              O PCC mostra sua cara sem qualquer medo. Imagine uma China sem oposição!!! Paises como o Brasil seriam imediatamente pisados e esmagados a um nivel máximo de exploração e subserviência .

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                                ± 43 dias

                                Já admirava a Suécia. Agora sou fã de carteirinha do país. Notável exemplo a ser seguido.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Elgar Bandeira Berndt

                                  ± 43 dias

                                  Parabéns aos suecos

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Ricardo Aranha

                                    ± 43 dias

                                    A China deve explicações não somente à Suécia, mas ao mundo todo

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Erison

                                      ± 43 dias

                                      Isso explica em parte porque a China tem se associado à Petrobras nas parcerias e consórcios para operar os campos de Petroleo no Pre-sal brasileiro, e em tantos outros negocios no Brasil, querendo tomar as rédeas de nossas companhias e ativos. Vide as tais "parcerias" na nossa imprensa tbem: Band e Globo...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • D

                                        D. L. Paiva

                                        ± 43 dias

                                        O dia que eles quiserem podem parar o sistema elétrico brasileiro. Será assim também se conseguirem o 5G.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Cássio

                                      ± 43 dias

                                      A China reproduz. na diplomacia o modo como subjuga seus cidadãos. Típico de ditaduras. Essa é a única forma de governo possível em regimes comunistas. Acorda Brasil temos aqui um bocado de políticos vassalos que estão loucos para tomar o poder não se importando se para isso terão que entregar a nossa liberdade .

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                        ± 43 dias

                                        Repudio à China comunista. País extremamente nojento , asqueroso e que, na verdade, não tem como viver sem os alimentos produzidos aqui no Brasil. Querem impor ao mundo esse regime assassino e criminoso que milhões de pessoas indefesas naquele país. Essa história de que o Brasil precisa da China precisa ser revista porque , na verdade, a China precisa muito mais do Brasil para sobreviver. Ninguém pode e deve comer parafusos, roscas pois é isto que a China produz, somente. No mundo futuro, quem produzir comida será o dono do p,afeta...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • D

                                          D. L. Paiva

                                          ± 43 dias

                                          A Rural Business está fazendo uma série de vídeos sobre esse assunto. https://www.youtube.com/watch?v=aT9Y87CGWo8

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        Jorge Dias

                                        ± 43 dias

                                        Rodrigo Maia, que é CHILENO, não gostou desta matéria.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          A N O M

                                          ± 43 dias

                                          Vamos cortar a venda de alimentos para a China e deixar eles morrerem de fome pelo que fizeram para o mundo,não os chineses que são pessoas trabalhadoras e honestas mas o partido comunista da china em acordo com a comunista Organização Mundial da Saúde .

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Denis Sebascon

                                            ± 43 dias

                                            O embaixador chinês no Brasil também é um folgado como é seu correspondente na Suécia. Porém, aqui ao contrario do que ocorre na Suécia a imprensa, políticos e influenciadores "pagam pau" para o embaixador e para China.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSE Z. NETO

                                              ± 43 dias

                                              Parabéns aos suecos, é assim que se trata um regime baseado na mentira. A China vai ser desmascarada, e precisa pagar o mal que fez e está fazendo ao mundo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                jader oliveira da silva

                                                ± 43 dias

                                                Enquanto isso, aqui no Brasil o Sr Rodrigo Maia da demonstrações explícitas de vassalagem a China e a esquerda em peso pede desculpas ao partido comunista. Com esses aí, nos tornaremos colônia chinesa em pouco tempo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  Jalles Arruda

                                                  ± 43 dias

                                                  O coronavírus mostrou a verdadeira intenção chinesa!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Carlana Roberta Silva dos Santos

                                                    ± 43 dias

                                                    Excelente matéria.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Maquiavel

                                                      ± 43 dias

                                                      Ou o mundo destrói a chinesada comunista maldita ou a chinesada comunista maldita acabará com o mundo que conhecemos hoje, isto é, com liberdade.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        Jérôme Mencier

                                                        ± 43 dias

                                                        Se deixarmos, a China vai comandar o mundo da maneira que lhe for conveniente, ditatorial...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Maquiavel

                                                          ± 43 dias

                                                          Ou o mundo destrói a chinesada comunista maldita ou a chinesada comunista maldita acabará com o mundo que conhecemos hoje, isto é, com liberdade.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • D

                                                            Doc

                                                            ± 43 dias

                                                            Quem esconde a verdade , não merece perdão. Muitos estão morrendo e mais ainda sofrendo pela forma que o Regime COMUNISTA CHINÊS conduziu a epidemia.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Maria Fatima de Moura

                                                              ± 43 dias

                                                              A China precisa mesmo ser confrontada.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                Joao F

                                                                ± 43 dias

                                                                Parabéns pela reportagem! Isso, sim, é jornalismo de excelência. Buscar a verdade onde ela estiver, em defesa dos valores editoriais do jornal.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Rolf Surkamp

                                                                  ± 44 dias

                                                                  E o Brasil pede desculpas por falar a verdade.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    C R Berger

                                                                    ± 44 dias

                                                                    Comprovadas as suspeitas suecas, a China vai ter que trabalhar anos pra pagar o estrago feito. Os tribunais internacionais vão ter muito serviço.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Raulino Sales

                                                                      ± 44 dias

                                                                      Decisão corajosa da Suécia. Que sirva aos demais governos democráticos. Não é o tamanho que faz a vitória, é a coragem.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      Fim dos comentários.