• Carregando...
coronavírus china
Equipe médica transfere um paciente infectado pelo coronavírus no hospital da Cruz Vermelha em Wuhan| Foto: Divulgação/China/AFP
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

O coronavírus (Sars-CoV-2) matou pelo menos 3.048 pessoas até esta segunda-feira (2), segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. Mais de 90% das mortes ocorreram na província de Hubei, na China, o epicentro da epidemia, mas as fatalidades registradas fora do país aumentaram consideravelmente nos últimos dias, especialmente no Irã (54), na Itália (34) e na Coreia do Sul (26).

Nos Estados Unidos, as autoridades de saúde de King County, condado de Washington, confirmaram a morte de um homem de 70 anos no sábado, o que elevou para dois o número de mortes no país, onde 88 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus.

Nesta segunda-feira, outros países reportaram seus primeiros casos do Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus: Indonésia (2), Islândia (3), Portugal (2) e Armênia (1). Mais de 88 mil pessoas já foram diagnosticadas com o novo coronavírus em 67 países e territórios.

América Latina

O coronavírus já se espalhou por quatro países na América Latina. Brasil, México, República Dominicana e Equador notificaram a presença do Covid-19 em seus territórios. Apenas nesta segunda-feira, o Equador confirmou cinco novos casos, elevando para 6 o total dentro do país. O Brasil tem dois pacientes em tratamento.

Irã

No Irã, um importante conselheiro do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país, morreu nesta segunda-feira (2) depois de ser infectado pelo novo coronavírus. Mohammad Mirmohammadi tinha 71 anos e fazia parte do Conselho de Discernimento, que aconselha Khamenei e resolve disputas entre o líder supremo e o parlamento. Na semana passada, o vice-ministro da Saúde do Irã anunciou que estava com a doença.

O número de pessoas diagnosticadas com o Covid-19 aumentou drasticamente nos últimos dias no Irã. Já são 978 casos, 54 mortes e 175 recuperações. Esses números, porém, estão sendo questionados por especialistas e pela imprensa internacional. A BBC New divulgou uma notícia na sexta-feira, baseada no relato de fontes que trabalham no sistema de saúde do país, que pelo menos 210 pessoas já morreram em decorrência do novo coronavírus. Um porta-voz do Ministério da Saúde do Irã acusou a BBC de espalhar mentiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]