• Carregando...
Manifestantes marcham no centro da capital da Alemanha para protestar contra as medidas de restrição impostas para conter o coronavírus, 1 de agosto
Manifestantes marcham no centro da capital da Alemanha para protestar contra as medidas de restrição impostas para conter o coronavírus, 1 de agosto| Foto: John MACDOUGALL / AFP

Milhares de manifestantes foram às ruas de Berlim, capital da Alemanha, neste sábado (1) para protestar contra as medidas de restrição impostas para conter a propagação do novo coronavírus. As informações são da imprensa internacional.

Com o tema "o fim da pandemia", a manifestação ocorre no momento em que autoridades alemãs alertam para a volta do aumento dos casos de Covid-19 no país e se preocupam com uma possível segunda onda de contágios. Segundo a polícia local, cerca de 15 mil pessoas participaram do ato, poucas usando máscaras, relatou a Deutsche Welle. Os organizadores alegaram que entre 500 mil e 1,3 milhão de manifestantes participaram do ato.

A marcha incluiu libertários e ativistas antivacinas. Vindos de todo o país, manifestantes levaram cartazes com mensagens contra vacinas e máscaras: "Corona: alarme falso", "somos obrigados a usar mordaça" e "defesa natural em vez de vacinas", diziam alguns cartazes.

Segundo a imprensa alemã, a polícia local abriu um processo contra os organizadores do evento por não terem garantido que os participantes seguissem as regras de distanciamento social. Horas após o início do protesto, no final da tarde, policiais usaram alto-falantes para pedir que os manifestantes deixassem a área de forma pacífica, devido à falta de cumprimento das regras de higiene. Policiais também retiraram organizadores de um palco onde fariam discursos, sob vaias da multidão.

Houve contraprotestos de cidadãos contrários aos manifestantes que estavam quebrando as regras de distanciamento - esse grupo usava máscaras. Ambos os grupos gritavam slogans como "fora, nazis", noticiou a Deutsche Welle.

A Alemanha registrou até o momento 9.154 mortes causadas pelo novo coronavírus, entre mais de 211 mil infectados. O país foi menos afetado pela pandemia do que vizinhos europeus como Reino Unido e Itália. Os governos federal e estaduais da Alemanha têm reduzido as medidas de isolamento desde abril, mas regras de distanciamento social e uso de máscaras no transporte público e no comércio permanecem em vigor.

Na sexta-feira (31), o centro de controle de doenças do país registrou 955 casos de Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]