• Carregando...
china coronavírus
Médica usa roupas de proteção como medida preventiva contra o coronavírus COVID-19| Foto: GREG BAKER/AFP

O novo coronavírus chegou ao sistema prisional chinês. Mais de 500 presos foram infectados até esta quinta-feira (20), segundo o Ministério da Justiça do país nesta sexta-feira (21). A maioria dos casos foi registrada na província de Hubei, mas o vírus também foi encontrado em prisões nas províncias de Shandong e Zhejiang.

Pelo menos 230 prisioneiras foram diagnosticadas com o novo coronavírus no presídio feminino de Hubei. A diretora da penitenciária foi demitida por causa das contaminações. Sete guardas também testaram positivo para a doença batizada de Covid-19.

Com mais de 76 mil casos confirmados e pelo menos 2.200 mortes, a China registrou um novo aumento no número de novas infecções nesta quinta-feira. Foram 889 novos casos em comparação com 394 na quarta-feira, o menor número de infecções registradas em apenas um dia em semanas. A variação ocorre devido a mais uma mudança na contagem de casos por parte das autoridades de saúde chinesas.

Há cerca de uma semana a China vinha reconhecendo como casos confirmados todos os pacientes que apresentavam sintomas do Covid-19. Essa decisão foi revertida na quarta-feira, quando as autoridades passaram a denominar estes casos como "clinicamente comprovados", tirando-os da lista de "confirmados".

Coronavírus na Coreia do Sul

Enquanto isso, as infecções por coronavírus na Coreia do Sul aumentaram exponencialmente, passando de 28 a pelo menos 204 em uma semana. A maioria das pessoas diagnosticadas faz parte do grupo religioso Shincheonji na cidade de Daegu. Cerca de 9.000 membros deste grupo foram orientados a ficar em casa em quarentena.

As autoridades sul-coreanas estão adotando medidas para conter a propagação do coronavírus nas áreas mais afetadas. Segundo a BBC, Daegu e Cheongdo foram declaradas "zonas de cuidados especiais" e em Daegu as ruas estão praticamente vazias. As bases militares foram bloqueadas depois que três soldados testaram positivo para o coronavírus. No país, duas pessoas morreram por causa do Covid-19.

"O governo até agora se concentrou em conter infecções vindas de fora do país. A partir de agora, o governo priorizará ainda mais a prevenção da propagação local do vírus", disse o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Sye-kyun.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]