• Carregando...
coronavírus
Limpeza de uma estação de metrô em Seul, na Coreia do Sul| Foto: YONHAP / AFP

A organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou a avaliação de risco de contágio e de impacto do coronavírus, a nível global, de "alto" para "muito alto", igualando a classificação mundial à da China. O órgão ligado às Nações Unidas também alertou que, em breve, todos os países podem sofrer surtos de Covid-19 devido à rápida propagação do novo coronavírus pelo mundo.

O porta-voz da organização, Christian Lindmeier, disse em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28) que a epidemia estava "ficando maior" e reiterou os alertas de que a doença respiratória, que já causou a morte de mais de 83 mil pessoas, pode se espalhar pelo mundo. A OMS, porém, não classificou a propagação do coronavírus como uma pandemia.

O órgão internacional acredita que, embora tenha potencial para se tornar uma pandemia, não seria prudente declará-la como tal neste momento, porque essa classificação sugere que todas as pessoas do mundo serão expostas ao vírus, o que ainda não é o caso.

"Ainda temos chances de conter o coronavírus, se forem tomadas ações robustas para detectar casos cedo, isolar e tratar pacientes e identificar a rede de transmissão", explicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O alerta vem no mesmo em dia em que as autoridades mexicanas confirmaram o primeiro caso de infecção por coronavírus no México. De acordo com o subsecretário de Saúde do país, Hugo López-Gatell, trata-se de um homem de 35 anos, morador da Cidade do México, que recentemente esteve na Itália. O paciente está internado no Instituto Nacional de Enfermidades Respiratórias, segundo a rede de televisão Univisión. As equipes de saúde também investigam um caso suspeito em Sinaloa.

Este é o segundo caso confirmado de coronavírus na América Latina. O primeiro foi registrado no Brasil e, até a manhã desta sexta-feira, nenhum outro paciente foi diagnosticado com o vírus no país.

O primeiro caso na África subsaariana também foi comunicado nesta sexta-feira, na Nigéria. É um homem italiano que trabalha na Nigéria e viajou de Milão a Lagos no dia 25 de fevereiro. Há outros dois casos no continente africano: no Egito e na Argélia.

O coronavírus já chegou a todos os continentes, com exceção da Antártida. Noventa e quatro por cento dos casos estão concentrados na China continental, mas o número de novas infecções registradas além das fronteiras chinesas já está superando os informados por Pequim. Coreia do Sul, Itália e Irã são os principais epicentros do surto fora da China. Veja os números no mapa e lista abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]