• Carregando...
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.| Foto: AFP

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira (23) no Parlamento britânico que as atuais medidas de restrição nacionais no Reino Unido, a fim de conter novo avanço da Covid-19, terminam no dia 2 de dezembro e não serão renovadas.

A partir de então, cada região terá seus próprios procedimentos, baseados no número de contaminações registradas. Dentre os retornos permitidos estão a presença de público em eventos esportivos e a liberação de atividades como teatro, seguindo medidas de distanciamento mínimo e capacidade reduzida.

"Não queremos que o vírus retorne outra vez, levando a um lockdown em janeiro", sinalizou Johnson, indicando que há risco disso acontecer com a chegada do Natal e do ano novo. O premiê mostrou grandes esperanças com medidas de isolamento e testagem, apontando que dados como o número de infectados acima dos 60 anos e a pressão local no sistema de saúde serão levados em conta.

"Mas a maior esperança é pela vacina, e tivemos grandes notícias hoje" afirmou Johnson. Sobre o imunizante da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, o político indicou não saber quando estará pronto, mas afirmou que o Reino Unido já encomendou uma série de doses.

Estádios

Na Inglaterra, será permitida a presença de até 4 mil torcedores em eventos esportivos, mas os fãs poderão retornar aos estádios esportivos apenas em algumas regiões do país, com as menores taxas de infecção de Covid-19.

Nas áreas cujas restrições são maiores, até 2 mil pessoas serão liberadas para assistir a eventos esportivos em locais abertos e mil em ambientes fechados. Já as regiões de maior risco de infecção por coronavírus vão permanecer com os estádios e ginásios fechados.

A Premier League, responsável pela organização do Campeonato Inglês, planejava fazer jogos-teste com presença de público em setembro, antes do começo da temporada 2020/2021, mas desistiu da ideia. Agora, a partir de dezembro, alguns estádios voltarão a receber torcedores em partidas do Campeonato Inglês. Serão determinadas regras rígidas para minimizar o risco de contágio nas arenas. O uso de máscara será obrigatório e o distanciamento social terá de ser respeitado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]