• Carregando...
Profissional de saúde usa equipamentos de proteção para o combate ao novo coronavírus em hospital de Khimki, região de Moscou, 3 de maio. Autoridades da Rússia investigam os casos de três médicos que caíram de janelas de hospitais
Profissional de saúde usa equipamentos de proteção para o combate ao novo coronavírus em hospital de Khimki, região de Moscou, 3 de maio. Autoridades da Rússia investigam os casos de três médicos que caíram de janelas de hospitais| Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

Três profissionais de saúde da linha de frente ao combate ao coronavírus na Rússia caíram de janelas de hospitais em um período de duas semanas, levantando questionamentos sobre as condições de trabalho desses profissionais em meio à pandemia de Covid-19. Dois deles morreram e um está internado em estado grave, segundo a imprensa internacional.

Os três casos estão sendo investigados por autoridades russas e causaram grande repercussão na imprensa.

O médico de ambulância Aleksandr Shulepov está em estado grave após cair de uma janela no segundo andar de um hospital no sábado, 2 de maio, na cidade de Voronej, a cerca de 500 quilômetros ao sul de Moscou. Ele estava internado para tratamento de Covid-19 e sofreu uma fratura de crânio na queda.

Shulepov foi internado em 22 de abril por causa do novo coronavírus e, no mesmo dia, divulgou um vídeo com um colega reclamando que foi obrigado a continuar trabalhando com sua equipe mesmo após ter tido resultado positivo para Covid-19, segundo a RadioFreeEurope.

Três dias depois, o médico voltou atrás em suas declarações, dizendo que o vídeo, gravado com o seu colega Aleksandr Kosyakin, foi feito enquanto estava "tomado por emoções" após ter descoberto que estava infectado pelo coronavírus.

Em um caso anterior, a médica Yelena Nepomnyashchaya, chefe de um hospital para veteranos de guerra na cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria, morreu em 1 de maio, uma semana após ter caído de uma janela do décimo andar do hospital.

Segundo relatos da imprensa local, a médica teria caído da janela enquanto participava de uma vídeo-conferência com autoridades locais de saúde sobre o plano de transformar um parte do hospital em ala para tratamento de pacientes de coronavírus. Ela se opunha à proposta devido à falta de equipamentos médicos de proteção. O ministro regional da Saúde negou as alegações em comunicado, noticiou a CNN.

Em 24 de abril, Natalya Lebedeva, chefe da emergência médica na Cidade das Estrelas, que abriga o centro de treinamentos de cosmonautas russos, morreu após ter caído de uma janela de um andar alto do hospital. Segundo o hospital, ela estava em tratamento para Covid-19.

A imprensa local relatou que os colegas da médica disseram que ela cometeu suicídio após ter sido acusada de transmitir o vírus para seus subordinados.

A Rússia tem oficialmente 145.268 casos confirmados e 1.356 mortes por Covid-19 registrados até esta segunda-feira, segundo a Universidade Johns Hopkins.

ONDE PROCURAR AJUDA EM CASO DE IDEIAS SUICIDAS
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde)
UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais
CVV - Centro de Valorização da Vida

Site: http://www.cvv.org.br
Email: atendimento@cvv.org.br
Telefone: 188
Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio
Site: https://vitaalere.com.br/
email: contato@vitaalere.com.br
Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio - ABEPS
Site: https://www.abeps.org.br/
Email: faleconosco@abeps.org.br
Setembro Amarelo
Site: http://www.setembroamarelo.org.br/

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]