• Carregando...
Confirmação da morte de Fidel (esq.) foi feita pela pelo irmão e atual presidente, Raúl Castro. | Adalberto Roque/AFP
Confirmação da morte de Fidel (esq.) foi feita pela pelo irmão e atual presidente, Raúl Castro.| Foto: Adalberto Roque/AFP

Os restos de Fidel Castro, que faleceu na noite desta sexta-feira (25) aos 90 anos, serão cremados neste sábado (26), anunciou seu irmão, o presidente Raúl Castro. “Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas” deste sábado, afirmou o presidente em uma mensagem na televisão.

A notícia da morte de Fidel, apesar de seu frágil estado de saúde, tomou de surpresa os cubanos e repercute no mundo através das mensagens de condolências de vários dirigentes. Cuba guardará nove dia de luto nacional. O governo de Raúl Castro promulgou um decreto com o anúncio. “Durante a vigência do luto nacional cessarão as atividades e os espetáculos públicos, ondeará o pavilhão nacional a meio o mastro nos prédios públicos e estabelecimentos militares”, segundo o texto difundido pela imprensa estatal.

O governo informou que as cinzas de Fidel Castro serão sepultadas no dia 4 de dezembro cemitério Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba, onde chegarão após percorrer a ilha por quatro dias, de quarta-feira a sábado, partindo de Havana. O governo de Raúl Castro promulgou um decreto com o anúncio. “Durante a vigência do luto nacional cessarão as atividades e os espetáculos públicos, ondeará o pavilhão nacional a meio o mastro nos prédios públicos e estabelecimentos militares”, segundo o texto difundido pela imprensa estatal.

A peregrinação de aproximadamente 1.000 km acontecerá no sentido inverso ao feito por Fidel na “Caravana da Liberdade” em 1959 de Santiago de Cuba, após proclamar o triunfo de sua revolução, informou a comissão organizadora dos funerais. Está previsto um grande ato de despedida nesta terça-feira na Praça da Revolução de Havana, coração político da ilha, onde serão expostas as cinzas do pai da revolução cubana na segunda e na na terça-feira.

Outro grande ato acontecerá no sábado na Praza Antonio Maceo, de Santiago de Cuba, a 960 km da capital cubana e considerada o berço da revolução. O governo informou que a revista militar prevista para o dia 2 de dezembro, pelo 60 aniversário do desembarque do Granma e dia das Forças Armadas Revolucionárias, será postergada para 2 de janeiro de 2017.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]