• Carregando...
Com casos e mortes em queda, Texas proíbe autoridades locais de impor uso obrigatório de máscaras
| Foto: Pixabay

Os dados positivos da pandemia no Texas (EUA) impulsionaram o governador republicano, Greg Abbott, a implementar uma nova ordem executiva proibindo que governos locais e escolas públicas exijam o uso de máscaras para proteção contra a Covid-19.

Segundo uma ordem executiva publicada nesta semana, a partir de sexta-feira (20), qualquer entidade governamental do Texas – condado, cidade, distrito – que tentar impor o uso obrigatório de máscara pode ter que pagar uma multa de até US$ 1.000. Aplicam-se exceções a hospitais, centros de saúde, asilos e prisões. Quanto às escolas públicas, a ordem determina que nenhum professor, visitante, estudante ou seu responsável deve ser obrigado a usar máscara a partir de 4 de junho, um dia depois do último dia de aulas do semestre. Até lá, ficarão mantidas as regras atuais de cada colégio.

O Texas "continua a combater a Covid-19 por meio do uso de vacinas amplamente disponíveis, medicamentos terapêuticos de anticorpos e práticas seguras utilizadas pelos texanos nas nossas comunidades", disse Abbott, em um comunicado. "São os texanos, não o governo, que devem decidir suas melhores práticas de saúde, por isso o uso obrigatório de máscaras não será imposto por distritos de escolas públicas ou entidades governamentais. Nós podemos continuar mitigando a Covid-19 enquanto defendemos a liberdade dos texanos de escolher se usará ou não uma máscara".

O governador do Texas já havia determinado o fim da obrigatoriedade de máscaras no estado em março, quando permitiu a reabertura de todas as empresas do estado, após meses de restrições por causa da pandemia. Contudo, muitas grandes cidades ainda estavam impondo o uso de máscaras em prédios públicos, como bibliotecas e delegacias. A decisão de março do governador texano de flexibilizar o uso de máscaras e de reabrir estabelecimentos gerou críticas de democratas, incluindo o presidente Joe Biden, que acusou Abbott de "pensamento neandertal".

A nova medida deve afetar mais as escolas, embora o ano letivo esteja terminando. Associações e organizações de professores criticaram o governador, afirmando que a ordem executiva é prematura e injusta – pois as vacinas não estão disponíveis para crianças menores de 12 anos – e que afetará os estudantes que farão cursos de verão nas escolas. Prefeitos de grandes cidades democratas também criticaram a decisão, mas, segundo o jornal Texas Tribune, não estão inclinados a contestar a ordem na justiça.

O decreto de Abbott, porém, não altera a capacidade das empresas privadas de exigir que seus clientes e funcionários usem máscaras.

No Texas, a vacinação contra Covid-19 está disponível para todos os maiores de 16 anos desde 29 de março. Até o momento, 41% da população (quase 12 milhões de pessoas) já receberam pelo menos uma dose de vacina, enquanto 33% estão completamente imunizados.

No último domingo (16), o Texas registrou o menor número de casos de Covid-19 em mais de 13 meses, assim como a menor taxa média de 7 dias de testes positivos e a menor taxa de hospitalização em 11 meses, segundo o governador Greg Abbott. Neste final de semana, pela primeira vez desde março de 2020, o estado não registrou mortes causadas pelo coronavírus.

Desde o início da pandemia, o estado do Texas já registrou 2,9 milhões de casos de Covid-19 e 51 mil mortes pela infecção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]