• Carregando...
ataque à família mórmon no México
Um dos carros queimados no ataque à família mórmon no norte do México| Foto: Reprodução/Twitter

Criminosos mataram pelo menos sete membros de uma família mórmon no norte do México, queimando vivos uma mulher e seus filhos em um ataque brutal nesta segunda-feira (4).

O jornal mexicano Reforma informou que as vítimas incluíam três mulheres e quatro crianças. Outra publicação, El Universal, citou parentes dizendo que uma dúzia de membros da família foram mortos - três mulheres e nove crianças. Eles faziam parte de uma comunidade de cidadãos americanos e mexicanos.

As autoridades mexicanas disseram que ainda não confirmaram o número de vítimas.

Parentes postaram vídeo de um veículo carbonizado no qual as vítimas estavam viajando.

"É assim que vivemos sob o governo de @lopezobrador", tuitou Alex LeBaron, referindo-se ao presidente Andrés Manuel López Obrador. "Mórmons mexicanos, mulheres e crianças inocentes foram emboscadas na serra de Chihuahua, baleadas e queimadas vivas pelos cartéis que governam o México!"

Trump oferece ajuda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou o ataque e disse que "se o México precisar ou solicitar ajuda para varrer esses monstros, os Estados Unidos estão prontos, dispostos e capazes de se envolver e fazer o trabalho de maneira rápida e eficaz". "O ótimo novo presidente do México fez disso uma grande questão, mas os cartéis se tornaram tão grandes e poderosos que às vezes você precisa de um exército para derrotá-lo!", tuitou Trump nesta terça-feira.

E continuou: "É a hora do México, com a ajuda dos Estados Unidos, fazer a guerra nos cartéis de drogas e limpá-los da face da terra. Aguardamos apenas a ligação de seu grande novo presidente!"

Como ocorreu o ataque

O ataque ocorreu na segunda-feira, quando duas das mulheres estavam levando um grupo de crianças de Bavispe, no estado de Sonora, para uma comunidade mórmon conhecida como La Mora, no estado vizinho de Chihuahua. Grupos do crime organizado na região estão brigando e podem ter confundido os veículos com seus rivais, segundo informações da imprensa local.

Um dos veículo, dirigido por Rhonita Miller LeBaron, estava com um pneu furado, e o segundo carro voltou para ajudar, de acordo com as reportagens. Os agressores atacaram o primeiro carro, matando o motorista e seus quatro filhos - incluindo dois gêmeos de 6 meses, segundo os relatórios. Eles então atearam fogo ao veículo.

Quando o resto do grupo voltou ao local em dois veículos, eles também foram emboscados. Várias outras crianças escaparam.

A família

Os LeBarons são descendentes de mórmons que se mudaram para o México em 1924, depois de discordar da igreja central sobre a poligamia. Durante décadas, eles viveram em silêncio nas comunidades agrícolas, mantendo laços estreitos com os Estados Unidos e falando espanhol e inglês.

Mas sua riqueza relativa os tornou alvos de extorsão e sequestro quando grupos do crime organizado começaram a se estabelecer no norte do México. Em 2009, um membro proeminente do clã, Benjamin LeBaron, 31, foi morto a tiros perto de sua comunidade no norte do México. Ele havia denunciado publicamente os traficantes de drogas, que haviam sequestrado seu irmão mais novo, exigindo um resgate de US$ 1 milhão, que a família se recusou a pagar. Os assassinos deixaram uma mensagem dizendo que estavam retaliando o ativismo de LeBaron.

O último ataque coincidiu com uma visita do embaixador dos EUA Christopher Landau ao estado de Sonora. "A segurança de nossos concidadãos [EUA] é nossa prioridade", tuitou. "Estou acompanhando de perto a situação nas montanhas entre Sonora e Chihuahua."

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]