• Carregando...

A lista de empresas em alerta em meio à crise provocada pela contaminação do leite na China não pára de crescer. Empresas em vários países estão checando seus produtos para evitar problemas com a melamina, substância tóxica encontrada em várias marcas de leite em pó chinesas que matou quatro crianças deixou outras 54 mil doentes - a maioria com problemas renais. A melamina, que tem alta concentração de hidrogênio, foi usada para elevar artificialmente o teor protéico do produto em testes. Segundo autoridades, a polícia chinesa já prendeu 22 pessoas suspeitas de estarem por trás de adulterações.

O braço chinês do maior frigorífico do mundo - a Tyson Foods Inc. - está em alerta para qualquer alimento processado com leite ou com proteína em sua composição.

Apesar de o setor de carnes não ter sido afetado, para outros - incluindo o de chocolates, cremes, biscoitos, massas, bolos e barras energéticas - o risco tem sido elevado.

Segundo os especialistas, consumir pequenas quantidades da substância não faz mal à saúde, mas a ingestão prolongada pode causar pedras nos rins e insuficiência renal, especialmente entre os mais jovens.

Abaixo os problemas enfrentados por alguns do países afetados pelos produtos chineses:

Japão

O grupo Lotte, um grande fabricante de biscoitos do Japão, retirou do mercado os cookies Koala, um campeão de vendas, em Hong Kong e em Macau. Os pacotes listam leite em pó como um dos seus ingredientes. Em Xangai a venda não foi suspensa.

Hong Kong

A fabricante de confeitos Cadbury decidiu retirar 11 produtos das lojas em Hong Kong nesta segunda-feira, como medida de precaução. Além disso, amostras da bala White Rabbit apresentaram seis vezes mais melamina que o permitido. O produto foi recolhido.

Canadá

O órgão que regula a segurança alimentar no Canadá determinou a retirada das prateleiras das balas White Rabbit, importadas da China.

Cingapura

Autoridades disseram ter encontrado melamina em amostras da White Rabbit, que é feita em Xangai.

Grã-Bretanha

A White Rabbit também foi recolhida.

Nova Zelândia

O país detectou o mesmo problema com a White Rabbit.

Austrália

Além da melamina nas balas White Rabbit, a Austrália foi alvo de rumores com os biscoitos Oreo, que usam leite em pó como ingrediente. A fabricante, entretanto, garantiu que o produto não usa leite em pó proveniente da China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]