• Carregando...
alexei navalny
Líder da oposição russa Alexei Navalny| Foto: Mladen ANTONOV/AFP

Alexei Navalny, o mais proeminente crítico do presidente russo Vladimir Putin, está em coma em um hospital da Sibéria com suspeita de ter sido envenenado por uma substância tóxica colocada em seu chá, disse a porta-voz do opositor nesta quinta-feira (19). Um representante do hospital onde Navalny está internado afirmou que ele está conectado a um respirador mecânico e sua condição é grave.

Segundo a porta-voz de Navalny, Kira Yarmish, o ativista anti-Kremlin voltava de Tomsk, na Sibéria, para Moscou de avião quando se sentiu mal após tomar um chá no aeroporto. O avião então fez um pouso de emergência em Omsk, onde ele foi levado de ambulância para o hospital. "Presumimos que Alexei foi envenenado com algo misturado ao chá. Foi a única coisa que ele bebeu pela manhã. Os médicos dizem que a toxina foi absorvida mais rapidamente pelo líquido quente. Alexey está agora inconsciente", informou ela.

A agência russa de notícias Tass informou que as autoridades policiais não estão tratando o caso como envenenamento intencional.

Não é a primeira vez que suspeita-se que Navalny tenha sido envenenado por seus poderosos rivais do Kremlin. Em julho do ano passado, quando estava preso por convocar uma manifestação sem autorização do governo russo, ele foi levado às pressas para um hospital com suspeita de envenenamento. Na época, médicos do hospital disseram inicialmente que ele tinha tido um grave ataque alérgico, porém, a médica dele disse que o inchaço e a erupção no rosto poderiam ser consistentes com envenenamento químico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]