• Carregando...
Luis Frómeta Compte tem cidadania alemã e cubana e filmou manifestações enquanto visitava parentes em Cuba
Luis Frómeta Compte tem cidadania alemã e cubana e filmou manifestações enquanto visitava parentes em Cuba| Foto: Divulgação/ISHR

Um alemão de 59 anos foi condenado a 25 anos de prisão em Cuba por ter feito imagens em Havana durante os protestos pró-democracia de 11 de julho, os maiores registrados na ilha em décadas.

Segundo informações da Sociedade Internacional de Direitos Humanos (ISHR, na sigla em inglês), Luis Frómeta Compte, que tem cidadania alemã e cubana e mora na Alemanha desde 1985, foi condenado em dezembro sob acusações de “agitação para perturbação pública” e “incitamento à rebelião”. Ele estava em Cuba visitando parentes e teria filmado protestos em Havana para fins particulares com seu smartphone.

Compte foi preso posteriormente, assim como seu cunhado, que está em prisão preventiva. “Ao impor uma sentença de prisão tão pesada a um cidadão com dupla nacionalidade, o governo cubano mostra que não faz distinção entre cidadãos locais e estrangeiros. Ele reprime rigorosamente qualquer um que seja um incômodo”, declarou Martin Lessenthin, porta-voz do conselho da seção Alemanha do ISHR. “Exigimos a libertação imediata de Luis Frómeta Compte, de seu cunhado e de todos os presos políticos em Cuba.”

A organização alegou ainda que o regime cubano tem se recusado a prestar assistência consular através da embaixada alemã em Havana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]