• Carregando...
José Dumont na pele do retirante Deraldo, que é confundido com um criminoso | Divulgação/Raiz Filmes
José Dumont na pele do retirante Deraldo, que é confundido com um criminoso| Foto: Photo Credit: Industrial Light and Magic

Paris – Curitiba é a 54.ª cidade mais "verde" do planeta, segundo uma classificação realizada com 72 grandes centros e publicada ontem pela revista Reader’s Digest. Estocolmo e Oslo lideram o ranking, seguidas de Munique e Paris, e longe das megalópoles asiáticas como Mumbai, Xangai e Pequim, que é a lanterninha.

Para montar a lista, as equipes da Reader’s Digest obtiveram dados locais e se apoiaram em informações da União Internacional de Transportes Públicos (que leva em conta elementos como lixo, reciclagem, preço da eletricidade e poluição por partículas, espaços verdes e transportes coletivos).

Países

A revista também fez uma classificação dos países mais "verdes". Entre 141 nações pesquisadas, Finlândia, Islândia e Noruega lideram. Segundo a publicação, os três são os países com maior preocupação com seu ambiente e o bem-estar da população. O Brasil ocupa o 40.º lugar, atrás de países como a Albânia e a Bósnia-Herzegovina.

Os dez primeiros lugares correspondem à Europa, com exceção do Uruguai, que aparece na nona colocação. Entre os grandes países, a França aparece na posição 16, Alemanha na 21, Estados Unidos na 23 e Reino Unido na 25.

A Argélia, o país africano que se saiu melhor, ocupa a 72.ª posição. Os últimos 30 lugares são ocupados pelos países desse continente, com exceção do Haiti, na 132.ª posição. Os últimos da classificação são Níger, Serra Leoa, Burkina Faso, Chade e Etiópia.

A classificação por países foi realizada a partir de critérios de ambiente, como a qualidade do ar, da água, da biodiversidade ou da emissão de gases do efeito estufa, mas também por critérios sociais, como produto interno bruto, educação, desemprego e expectativa de vida.

A classificação é o resultado da combinação do Indicador de Desenvolvimento Humano, estruturado pelas Nações Unidas, e o Índice 2005 de Desenvolvimento Sustentável, elaborado pelas universidades americanas de Yale e Columbia, e pelo Fórum Econômico Mundial.

A partir de 22 de setembro, essas classificações, assim como os resultados detalhados e o conjunto de critérios utilizados, poderão ser consultados na internet (www.selectionclic.com).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]