• Carregando...

Curitiba – Cerca de 50 prefeitos de diversas cidades do mundo vão participar de mais um evento das Nações Unidas em Curitiba. A previsão da prefeitura é que a Reunião de Prefeitos sobre Biodiversidade seja realizada entre os dia 26 e 28 de março, no Salão de Atos do Parque Barigüi. Estarão representadas as cidades que já sediaram a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP) e aquelas que fazem parte do Conselho Internacional para Iniciativas Locais em Meio Ambiente (Iclei). O evento é uma prévia para a COP9, marcada para 2008, na cidade de Bonn, na Alemanha.

Em março deste ano, Curitiba sediou a COP8 e a 3.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3). O secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU, Ahmed Djoghlaf, disse ter ficado surpreso e apaixonado pela cidade, comenta Eduardo Guimarães, secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba. "O sucesso da COP8/MOP3 abriu caminho para que outros eventos da ONU sejam realizados em Curitiba. Ao mesmo tempo, é um reconhecimento pelas práticas ambientais da cidade", diz Guimarães.

A cidade se consolida como pólo para a discussão da biodiversidade, comenta. "É importante para a projeção da Curitiba em outros países."

Além de Curitiba, a força-tarefa para a realização da Reunião de Prefeitos sobre Biodiversidade envolve também outras sete organizações ligadas a ONU. "Somos responsáveis pela logística do evento e a cada 15 dias fazemos reuniões por teleconferência com as outras entidades da força-tarefa."

Discussões

Os 50 prefeitos que participarão da reunião devem dar continuidade às discussões da COP8. Uma das principais questões discutidas durante a Convenção foi o combate à biopirataria. Ficou estabelecido que até 2010 sejam encerradas as negociações sobre a adoção de um tratado internacional que regule o comércio de biotecnologia. Esse acordo serviria para criar normas para que as empresas dividam lucros com os países detentores da biodiversidade utilizada, além do combate à biopirataria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]