• Carregando...
 | SANJAY BAID/EFE
| Foto: SANJAY BAID/EFE

O dalai lama celebrou neste domingo seu 80º aniversário pelo calendário tibetano, já que pelo gregoriano o completará em 6 de julho, rodeado pela comunidade de exilados com a qual convive há quase seis décadas no norte da Índia, informou uma fonte do governo do Tibete no exílio.

“É celebrado no quinto dia do quinto mês lunar”, disse um porta-voz da Administração Central Tibetana, o governo no exílio, Tsering Wangchuk, sobre os atos realizados na cidade indiana de Dharamsala, onde o dalai lama se exilou em 1959 após a revolta no Tibete contra a China comunista.

Os atos começaram “com uma prolongada oração, especial para a ocasião, no templo principal de Dharamsala” para os budistas, à qual se seguiu “uma cerimônia oficial no pátio, com danças tradicionais e cânticos” dos monges, afirmou este porta-voz.

Da cerimônia participou o vice-ministro de Turismo indiano, Mahesh Sharma, e o chefe de governo do estado de Himachal Pradesh, onde se encontra Dharamsala, Virbhadra Singh, destacou Wangchuk.

As atividades continuarão amanhã e na terça-feira com bailes típicos, uma exposição fotográfica e apresentações de livros.

O líder espiritual celebrará seu aniversário pelo calendário gregoriano no dia 6 de julho na Cúpula Global da Compaixão na cidade californiana de Irvine, durante uma viagem pelos Estados Unidos que o levará depois a Nova York, onde dará aulas de técnicas de meditação no dia 9.

No dia seguinte participará em cerimônia religiosa e em um ato público de gratidão ao líder budista, organizado pelas Associações de Tibetanos da América do Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]