• Carregando...
Carla Bruni recebeu um lenço branco de Dalai Lama, em seguida participou de uma procissão | Pascal Guyot / Reuters
Carla Bruni recebeu um lenço branco de Dalai Lama, em seguida participou de uma procissão| Foto: Pascal Guyot / Reuters

O Dalai Lama inaugurou, nesta sexta-feira (22), um templo budista no sul da França com a presença da primeira-dama francesa, Carla Bruni. A passagem do líder espiritual tibetano pelo país durante as Olimpíadas de Pequim foi considerada uma dor de cabeça para a França. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi duramente criticado por ameaçar boicotar os Jogos em resposta à repressão chinesa contra o movimento por mais autonomia para o Tibete.

Diante da pressão para que Sarkozy não recebesse o líder budista, foi a primeira-dama que acompanhou a inauguração do templo de Lerab Ling. Na chegada, ela recebeu um lenço branco de boas vindas e participou de uma procissão conduzida pelo líder espiritual budista.

Após a cerimônia, Carla Bruni conversou reservadamente com o Dalai Lama. Ele reafirmou à primeira-dama sua preocupação com as políticas chinesas no Tibete, dizendo que a repressão aumentou durante as Olimpíadas. O ministro de Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, que também participou da conversa, disse que "o Dalai Lama é sempre bem-vindo à França".

O chanceler foi a primeira autoridade do governo a se encontrar com o Dalai Lama em sua visita à França, iniciada no último dia 12. As autoridades chinesas haviam advertido sobre as "graves conseqüências" para as relações com a França caso Sarkozy recebesse o Dalai Lama.

Centenas de estudantes budistas encararam a chuva que caía no Sul da França para visitar Lerab Ling, um dos maiores templos budistas tibetanos do Ocidente. O Dalai Lama conduziu uma procissão de monges ao redor do templo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]