Vesta é um dos maiores asteroides do Sistema Solar | Nasa/AFP/Divulgação
Vesta é um dos maiores asteroides do Sistema Solar| Foto: Nasa/AFP/Divulgação

A sonda americana Dawn deixou a órbita de Vesta, um dos maiores asteroides do Sistema Solar, para se dirigir a Ceres, planeta-anão que alcançará em 2015, informou a Nasa esta quinta-feira (6).

Segundo informações da Nasa publicadas em sua página na internet, Dawn se distanciou de Vesta às 03H26 de quarta-feira, horário de Brasília.

As comunicações com a sonda espacial atavés da rede de transmissão do espaço sideral confirmou a saída da órbita de Vesta, acrescentou a agência espacial americana.

Lançada em 27 de setembro de 2007, Dawn se situou na órbita de Vesta em 16 de julho de 2011.

Durante um ano, a sonda não tripulada de 1,21 tonelada com 1,64 metro de largura e 1,27 metro de comprimento, mapeou os detalhes da superfície até então desconhecida de Vesta.

Um dos principais objetivos da missão Dawn é "captar os primeiros momentos de nascimento do Sistema Solar", há 4,6 bilhões de anos, ao tentar compreender a formação deste asteroide e do planeta-anão, Ceres, situado entre Marte e Júpiter, explicou a Nasa.

Os dados coletados ajudarão os cientistas a descobrir certos segredos do nascimento e evolução do Sistema Solar, inclusive a Terra.

Para realizar a missão, Dawn está equipada com uma câmera de alta definição e dos espectrômetros. Conta, ainda, com um motor elétrico de propulsão iônica que assegura uma potência constante que lhe permite alcançar grandes velocidades.