• Carregando...
pence kamala
Vice-presidente dos EUA Mike Pence e a candidata à vice-presidência pela chapa democrata, Kamala Harris| Foto: Brendan Smialowski e SAUL LOEB / AFP

Na noite desta quarta-feira (7) ocorrerá o primeiro e único debate eleitoral entre os candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos: o republicano Mike Pence, 61, e a democrata Kamala Harris, 55. Durante 90 minutos e sem intervalos, os adversários vão confrontar suas ideias e posicionamentos sobre nove assuntos – que não foram previamente divulgados.

Geralmente o embate é considerado um evento de menor importância durante as campanhas, mas há pelo menos um forte motivo pelo qual este encontro esteja sendo considerado tão importante quanto os presidenciais: existem chances de que Harris e Pence venham a ocupar a cadeira de presidente dos Estados Unidos, seja por sucessão ou na eleição de 2024.

Isso se explica pela idade avançada de Donald Trump e Mike Pence, que têm 74 e 78 anos respectivamente – os candidatos mais velhos da história dos EUA. No lado republicano, até que o atual presidente esteja totalmente curado da Covid-19, não se descarta a possibilidade de que Pence assuma a liderança da chapa caso a saúde de Trump piore – embora isso pareça improvável neste momento – ou que ele venha a assumir a presidência em algum momento de um eventual segundo mandato da chapa por problemas de saúde de Trump. Mesmo que nada disso aconteça, as ambições de Pence em ocupar o cargo mais importante da Casa Branca já são bem conhecidas. Portanto, se ele for enfrentar outros candidatos nas primárias republicanas de 2024, o debate desta noite será lembrado lá na frente – se como algo positivo ou negativo para suas intenções presidenciais, só saberemos mais tarde, ou provavelmente daqui a quatro anos.

No lado democrata, a escolha criteriosa da candidata à vice já deu uma dica sobre o futuro do partido. Biden chegou a dizer que não disputaria um segundo turno caso vencesse as eleições deste ano e, se isso realmente acontecer, o cenário atual indica que portas estarão abertas para Kamala Harris. Também é preciso considerar que, assim como no caso republicano, se Biden vencer as eleições deste ano, há chances de que, por causa de sua idade avançada, ele não consiga terminar o mandato.

Com tudo isso em jogo, espera-se que a moderadora do debate desta noite, Susan Page, concentre algumas de suas perguntas em assuntos como sucessão presidencial, saúde e bem-estar. Além de apoiar os cabeças das chapas, os candidatos à vice terão que mostrar que estão prontos para assumir a presidência no caso de algum imprevisto.

Outros motivos para prestar atenção no debate desta noite: analistas políticos consideram que Pence e Harris têm a oportunidade de realizar um debate melhor do que o caos que foi visto no primeiro embate entre Trump e Biden, trazendo argumentos e ideias que não foram apresentados na semana passada. Também existe a possibilidade de que este seja o último debate da campanha de 2020. Trump se mostrou disposto a participar dos próximos encontros marcados para 15 e 22 de outubro, mas os eventos podem ser cancelados se o republicano ainda estiver com Covid-19.

O debate entre Harris e Pence, que começa às 22h (no horário de Brasília), será transmitido nas redes sociais de várias emissoras de TV americanas, em inglês. A transmissão com tradução simultânea no Brasil será feita por canais de notícias da TV a cabo, como Globonews e CNN Brasil. Algumas mudanças foram feitas em relação à segurança sanitária dos participantes: eles ficarão a uma distância de 3,5 metros uns dos outros (e não de dois metros como no debate presidencial), haverá uma proteção de vidro entre eles e limite de até 200 pessoas presentes no auditório da Universidade de Utah, onde o debate ocorrerá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]