• Carregando...
Da esquerda para a direita, o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump: impasse gera tensão mundial | SAUL LOEB/
AFP
Da esquerda para a direita, o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump: impasse gera tensão mundial| Foto: SAUL LOEB/ AFP

A semana começou com novas ameaças entre as lideranças da Coreia do Norte e os Estados Unidos. A situação gera ainda mais tensão junto à comunidade internacional, que teme que um dos lados inicie um ataque nuclear sem precedentes na história mundial. Nesta segunda-feira (25), a Coreia chegou a afirmar que os Estados Unidos já haviam declarado guerra a eles. Veja esse e outros cinco fatos recentes da crise diplomática envolvendo os dois países: 

1 – Bloqueio na embaixada norte-coreana 

A polícia precisou bloquear ruas que dão acesso à embaixada da Coreia do Norte em Londres nesta segunda-feira, após um pacote suspeito ter sido encontrado na entrada do local. Serviços de emergência foram acionados. O item suspeito foi explodido cerca de uma hora depois, mas nenhum conteúdo perigoso foi revelado. 

2 – Houve mesmo declaração de guerra?

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, disse que os Estados Unidos declararam guerra ao país após uma declaração no Twitter do presidente norte-americano, Donald Trump, no domingo. “Acabei de ouvir o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte falar nas Nações Unidas. Se ele faz eco dos pensamentos do homenzinho do foguete [referindo-se a Kim Jong Un], eles não estarão por aí por muito mais tempo!", escreveu Trump na rede social. 

Segundo Ri Yong-ho, a Coreia do Norte tem o direito de tomar medidas em relação à “ameaça”, o que incluiria derrubar bombardeiros estratégicos dos Estados Unidos, mesmo que eles não estejam sobrevoando o espaço aéreo norte-coreano. 

A Casa Branca, por meio da porta-voz Sarah Sanders, negou que Trump tenha declarado guerra à Coreia do Norte e classificou a afirmação como absurda. 

3 – Portas fechadas nos Estados Unidos

Norte-coreanos foram incluídos em uma nova lista de países com proibição de viagens para os Estados Unidos. A falta de cooperação do país com as autoridades americanas foi o motivo alegado. Chade e Venezuela também foram atingidos pela medida. 

4 – Terremoto misterioso em região de testes

Um terremoto suspeito foi registrado no fim de semana próximo a áreas de testes nucleares, em Hamgyong do Norte, na Coreia do Norte. Os tremores atingiram magnitude de 3,4 graus na escala Richter. O governo norte-coreano não se manifestou sobre a situação. 

O último teste nuclear feito pelo país, que teria usado uma bomba de hidrogênio, provocou um tremor de magnitude de 5,6 graus, a uma profundidade de 10 quilômetros. 

5 – Tensão reflete na Bolsa e no dólar 

A escalada na tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte e uma vitória mais apertada que a esperada do partido da chanceler Angela Merkel na Alemanha aumentaram a cautela dos investidores nesta segunda e fizeram a Bolsa de Valores cair pelo terceiro dia. O dólar encostou em R$ 3,16. 

O aumento da aversão a risco por causa do cenário externo contagiou os investidores e se refletiu no dia negativo para o mercado financeiro. "A Coreia do Norte impõe um viés de cautela, mas já foram tantos os momentos de tensão que já se provaram desnecessários que eu atribuo esse aumento ao Fed (banco central americano)", afirmou Cleber Alessie, operador de câmbio da corretora H.Commcor. 

A moeda americana se valorizou ante 19 das 31 principais divisas mundiais. 

6 – Menos gasolina no fogo 

Em meio à tensão envolvendo os Estados Unidos e a Coreia do Norte, o governo chinês também pediu nesta segunda que os países acabem com a escalada de provocações e parem de “jogar gasolina no fogo”. Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, a situação na península coreana continua muito complexa. “Ambos os lados devem se abster de aumentar as tensões com suas palavras e ações, não se provocando, mas procurando uma saída para o problema”, afirmou Kang.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]