• Carregando...
eleições prévias democratas
Eleitor preenche suas cédulas para as eleições primárias presidenciais democratas| Foto: Samuel Corum/Getty Images/AFP

As prévias democratas para escolher o candidato que disputará as eleições presidenciais dos Estados Unidos contra Donald Trump em 3 de novembro sofreram uma virada após a Superterça (3). A ascensão do ex-vice-presidente Joe Biden e um desempenho abaixo do esperado dos outros candidatos considerados moderados tornaram a corrida democrata uma disputa entre dois homens: Biden e o senador Bernie Sanders.

Além deles, a deputada Tulsi Gabbard é a única que ainda está na disputa, mas conseguiu apenas um delegado até agora. Os demais candidatos resolveram suspender suas campanhas: Amy Klobuchar e Pete Buttigieg fizeram isso antes da Superterça; e Michael Bloomberg e Elizabeth Warren anunciaram suas saídas depois de resultados decepcionantes do dia 3. Juntos, até esta quinta-feira, os quatro somavam cerca de 150 delegados.

O número é baixo levando-se em conta que são necessários 1.991 delegados para vencer a nomeação, mas em uma disputa apertada entre Biden e Sanders, eles podem ser decisivos. Portanto é importante saber: o que acontece com esses delegados agora? Com base nas informações de Josh Putnam, PhD em ciência política e especialista em regras de seleção de delegados, campanhas presidenciais e eleições, a Gazeta do Povo te ajuda a entender o destino dessas importante peças do processo de nomeação democrata.

O que acontece com os delegados dos candidatos que saíram da disputa democrata?

Quem são os delegados?

Os delegados eleitos para a convenção nacional do Partido Democrata se comprometem a um candidato específico. Eles são pessoas escolhidas com base nos resultados das prévias e votarão na convenção nacional para escolher o candidato do partido que disputará a presidência.

Alguns deles são escolhidos com base nos resultados das prévias estaduais e outros com base nos resultados distritais. Por exemplo: em Iowa, dos 41 delegados eleitos, 14 são distribuídos proporcionalmente entre os candidatos com mais de 15% dos votos totais do estado; e 27 são distribuídos sob as mesmas regras, mas com base nos resultados de cada um dos quatro distritos do estado.

Mas com exceção de New Hampshire, que já escolheu seus delegados distritais em janeiro, esses delegados ainda não foram selecionados. Por enquanto, eles são apenas números distribuídos proporcionalmente entre os candidatos. As pessoas que participarão da convenção nacional serão escolhidas nos próximos meses em reuniões estaduais do partido.

Comprometimento

Uma outra particularidade dos delegados do partido democrata: quando eles participam da convenção nacional, estão comprometidos a votar em um candidato, mas não há nenhuma regra intrapartidária que o obrigue a votar nesse candidato - diferente do que acontece com os delegados republicanos. As regras democratas preveem que os votos dos delegados devem refletir “de boa consciência”, “os sentimentos daqueles que os elegeram”. É por isso que os delegados são pessoas muito leais aos candidatos. As campanhas podem rever e até contestar os nomes dos delegados escolhidos para representá-los.

Entender essa dinâmica da escolha de delegados é essencial para saber o que acontece com aqueles alocados para candidatos que, no meio do caminho, resolveram abandonar a corrida eleitoral. Eles se tornarão relevantes se, no dia da convenção nacional, nenhum candidato tiver alcançado os 1.991 delegados necessários para a nomeação.

O que acontece com os delegados comprometidos a candidatos desistentes?

Se um candidato encerra sua campanha e o processo de seleção dos delegados ainda não foi concluído, todos os delegados que ele ganhou serão redistribuídos entre os demais candidatos que continuam na disputa.

Campanhas suspensas

Mas para Putnam não é isso vai acontecer com os delegados conquistados por Amy Klobuchar, Pete Buttigieg e Mike Bloomberg. Por quê? Pelo simples fato de que os candidatos não saíram da corrida, eles apenas suspenderam suas campanhas.

O que acontece, no fim das contas?

Com isso, cada um mantém os delegados que conquistou e, assim, não beneficiam Sanders, que receberia grande parte dos delegados se Klobuchar e Buttigieg tivessem saído oficialmente.

Até o meio dia desta quinta-feira (5), Bloomberg, Buttigieg e Klobuchar somavam quase 100 delegados. Se os status das campanhas continuarem suspensos, eles participarão da convenção nacional, mas sem estar “comprometidos” com nenhum candidato. Porém é amplamente esperado que eles votem no nome que seu candidato endossar - Joe Biden, no caso dos três. O mesmo deve acontecer com os mais de 60 delegados de Warren, mas ela provavelmente apoiará Sanders devido à compatibilidade da agenda política deles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]